BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 18 de março de 2013

Iguaba Grande se mobiliza para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose


Nesta segunda-feira, dia 18, Iguaba Grande inicia a programação ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose que é comemorado no próximo domingo, 24. O evento acontece em vários pontos da cidade como Praça Edyla Pinheiro, Câmara dos Vereadores, orla, praças dos bairros Sapeatiba Mirim e Vila Nova.
 
Segunda, a partir das 9h, na Praça Edyla Pinheiro acontece a abertura do evento com café da manhã aberto ao público e distribuição de folhetos. Durante o evento, equipes da saúde prestam informações e realizam orientações sobre a doença. No sábado, 23, acontece o encerramento com campeonato musical para a escolha de ‘Jingle da Tuberculose’, com participação de representantes das escolas municipais. Haverá entrega de troféu para a vencedora.
 
Equipes da saúde estarão nos locais prestando atendimentos, onde realizam palestras educativas, encaminhamentos e orientações sintomáticas respiratórios para USFs às 9h e às 14h. O evento contará com presença do ônibus da saúde, com apresentação de vídeos da tuberculose e da carretinha da saúde com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), enviada pela Secretaria Estadual de Saúde.
 
Atualmente o município encontra-se com seis casos confirmados e em tratamento da doença. De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose, Patrícia Paixão, esses casos já estão em estado de avanço no tratamento. “Os pacientes recebem o acompanhamento de médios e agentes de saúde através dos PSFs dos bairros e, em alguns casos, levam os medicamentos para serem manipulados pelos pacientes em casa. No momento, três desses pacientes já apresentam grande melhora”, esclareceu.
 
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos e o Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo.
 
Como saber se é Tuberculose
 
A tuberculose se manifesta pela bactéria chamado Bacilo de Koch. A partir da infecção o paciente inicia o quadro de tosse por 3 semanas ou mais, febre baixa, geralmente no período da tarde e perda constante de peso. Instalado o vírus no organismo ele pode ser transmitido pelo doente através da tosse, fala e ao espirrar.
 
O tratamento é simples basta se ajudar
 
O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos e a cura chega a 100%. Durante os dez primeiros dias de tratamento os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. Após 30 dias o paciente apresenta uma quebra na transmissão, pois o remédio age no organismo e não libera o vírus.
O Ministério da Saúde oferece medicamentos gratuitamente pela rede pública de saúde do município. A cura leva seis meses, e em alguns casos o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Fonte: Ingred Joia / PMIG

0 comentários:

Postar um comentário