BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril: Comemore o Dia Nacional do Livro Infantil com boas histórias...



Monteiro Lobato e alguns dos seus personagens (www.brasilescola.com.br)
Monteiro Lobato e alguns dos seus personagens

 
Você sabia que hoje, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil? E que nesta data também é comemorado o Dia de Monteiro Lobato? O que? Você não sabe quem é esse cara? Bem, pode relaxar, o Diarinho refresca sua memória.Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros do século passado. É o precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis "Coleção Sítio do Pica Pau Amarelo", composta por mais de 30 obras. Lembrou agora?Ele começou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que freqüentou em Taubaté, em São Paulo, sua cidade natal.

Monteiro Lobato jamais escondeu sua paixão pela pintura e gostaria de ter cursado uma escola de Belas Artes. Por imposição do avô, seu tutor após a morte dos pais, acabou entrando para a faculdade de direito. Desistiu das artes plásticas e se fez escritor.

Suas primeiras criações, antes do Sítio, foram o caipira muito preguiçoso Jeca Tatu e o livro infantil “A menina do nariz arrebitado”. Todos seus personagens e histórias fazem referência a vida no campo, pois viveu na fazenda de sua família, durante a infância.

A fama chegou através de alguns personagens como, Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca irreverente Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim. Todos integrantes do Sítio do Picapau Amarelo.


Origem do Dia de Monteiro Lobato

O Dia de Monteiro Lobato é comemorado no mesmo dia do aniversário do escritor, 18 de abril. Ele morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Em 2002, foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


 
 
Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil! Uma ótima data para dedicar um tempo com as crianças apresentando o mundo maravilhoso da leitura, não é mesmo? Que tal começar explicando como esta data foi criada?

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, grande autor brasileiro que teve grande êxito com seus livros infantis. Dia 18 de abril é o dia do seu nascimento, e seus personagens são clássicos da literatura desde a época dos nossos pais.
Tudo começou com a criação da história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que foi grande sucesso na época. Como continuidade, surgiu o maior sucesso da literatura infantil até hoje: O Sítio do Picapau Amarelo, transformado em seriado de televisão nos anos 80 e regravado no final dos anos 90.

Quem não conhece e morre de saudades da Dona Benta, da Emília, da Tia Nastácia, do Visconde de Sabugosa, do Tio Barnabé e, principalmente, das crianças e personagens principais, Pedrinho e Narizinho?
Monteiro Lobato recheava suas histórias de lições culturais e até matemáticas, ensinando que também é possível haver aprendizado na brincadeira e diversão. O maravilhoso escritor criou a Aritmética da Emília, em 1935, e Emília no País da Gramática, em 1934, com assuntos como adjetivos, substantivos, pronomes, verbos, regras de matemática, entre outros.
Uma boa dica para esta data é presentear seus filhos com os clássicos do Monteiro Lobato, para que eles também possam sonhar com as grandes aventuras e lições aprendidas neste Sítio do Picapau Amarelo.

0 comentários:

Postar um comentário