BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 27 de abril de 2013

27 DE ABRIL - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA, PARABÉNS A TODAS.

 


27 de abril é dia de saudar a uma pessoa humilde que, envolvida num trabalho exaustivo e repetitivo, preocupada em cuidar dos outros nem sempre tem tempo de cuidar de si.

A saudação amiga, cheia de respeito, é dirigida à empregada doméstica, trabalhadora com tanta freqüência criticada e tão poucas vezes elogiada. Qualquer falha nos seus afazeres, qualquer defeito na execução de um serviço e logo é motivo de admoestações diretas ou críticas pelas costas. Ela está, via de regra, rigorosamente proibida de se enganar ou errar.

      Se, por outro lado, o seu trabalho é bom, esmerado, fruto de uma dedicação digna de aplausos, os elogios não surgem. Em geral as patroas têm medo de enaltecer as empregadas, seja por temer que elas se conscientizem do seu valor, seja por temer o assédio de outras pessoas, numa época em que faltam domésticas para uma população tão grande.

      Tempos houve, herança talvez do Brasil colonial, da ignomínia da escravatura, em que as empregadas domésticas não tinham qualquer direito. Trabalhavam o dia inteiro e parte da noite apenas em troca de alimentação, uma cama para dormir e às vezes algum dinheiro ao final do mês, sem dia certo para ser pago.

      Por certo as coisas mudaram. Hoje, esse trabalho tão digno é melhor reconhecido e remunerado, se bem que ainda haja muito a caminhar para que se faça justiça em favor dessas profissionais.
Infelizmente, como em toda profissão, existem as más empregadas, ou as falsas domésticas, dando a essa categoria profissional uma imagem negativa. Não se pode, no entanto, deixar que as deploráveis exceções prejudiquem as trabalhadoras que se esforçam, que trabalham honradamente, que muito dão de si para servir às famílias para as quais trabalham.


É a essas dedicadas profissionais que saudamos hoje, com pureza de sentimentos e elevação de propósitos, para que saibam que o seu esforço, seu zelo, sua dedicação, encontram reconhecimento e admiração.
     
Santa Zita é a padroeira das empregadas domésticas, e a ela pedimos que as abençoe e ajude, fazendo com que a grandeza do seu trabalho dignificante as leve ao encontro da felicidade.
A você, empregada doméstica, sincera e leal, cônscia de suas responsabilidades, o nosso abraço e a nossa homenagem nesse dia que é seu.
     


0 comentários:

Postar um comentário