BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia 15 de abril - Dia Mundial do Desenhista

 
 
Você saberia dizer qual é o dia mundial dos desenhistas? Na verdade não existia esse dia no calendário, mas é aí que entra mais uma vez o trabalho da equipe do Portal dos Ilustradores.

O Portal tem disseminado aos membros do site que divulguem o dia do Desenhista que acabou sendo contado do nascimento do grande pintor Leonardo Da Vinci, por ser ele o maior desenhista conhecido da história.

15 de Abril, esta foi a data oficializada em comum acordo por diversos desenhistas e visa valorizar mais o ramo do desenho em suas diversas categorias.
 
 
 
 
Os Desenhistas se contentam em ter na mão um papel e um lápis, para que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos, traços e enfim belos desenhos que constituem suas obras de Arte.
 
Os mestres universais do desenho sempre veneraram o impulso do primeiro traço que se caracteriza pelo gesto sutil que leva o desenhista a se exprimir velozmente na exatidão da imagem que aos poucos vão assumindo contornos. E o mais importante nessa arte é o que revela seus traços.
 
O desenhista pode ser um técnico, um desenhista industrial, programador visual ou aquele que simplesmente se dedica ao desenho livre.
 
Dentre os desenhistas brasileiros podemos destacar Mauricio de Sousa e Daniel Azulay. Mauricio, criador da turma da Mônica, descobriu seu talento ainda criança e criou personagens que conquistaram grande destaque mundial como a Mônica, o Cebolinha e Chico Bento.
 
Daniel Azulay criou o capitão Cipó e a turma do Lambe-Lambe.
 
Que acabou expandindo a área dos quadrinhos ao ganhar espaço na televisão. O programa "Turma do Lambe-lambe" foi exibido durante dez anos pelas TVs Educativa e Bandeirantes. Além de criar tais personagens, Daniel montou oficinas de desenho que hoje funcionam em sistema de franquia com várias lojas no Rio de Janeiro.
 
No cenário Mundial a maior expressão na arte do desenho é Portinari que durante toda a sua vida em nenhum momento abriu mão da arte do desenho.
 
Por todo o mundo estão espalhados museus especializados nos mestres do desenho de todas as épocas, que coletaram os croquis, os esboços e os estudos desses gênios, como forma de comprovação de como suas obras foram concebidas.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário