BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cultura pelas ladeiras de Bairro de Santa Teresa - Rio de Janeiro

 
 
O bairro de Santa Teresa recebe no primeiro final de semana de maio, dias 04 e 05, a quinta edição da Festa Literária de Santa Teresa – FLIST 2013 que vem atraindo, ano a ano, um público fiel de milhares de pessoas que buscam na literatura uma fonte de diversão. Entre as novidades desse ano, uma biblioteca infantil montada em um picadeiro bem no meio do Parque das Ruínas e o encerramento da programação com um baile da Orquestra Tabajara.
Se visitar o bairro já vale o passeio, a programação totalmente gratuita da Flist é um presente para quem sobe as ruas que levam à Santa Teresa. Concentrada no Parque das Ruínas, com atrações interativas para crianças, jovens e adultos que vão desde lançamentos de livros, encontros com escritores, oficinas de criação literárias e artísticas a shows e palestras, as atividades se estendem a vários pontos, como o Museu Chácara do Céu, a Academia Brasileira de Cordel, Casa Amarela, entre outros. Os restaurantes também entraram na festa e servirão pratos especiais em homenagem a escritores.

Para começar a Festa Literária de Santa Teresa, na manhã de sábado, Ana Maria Machado, homenageada da Flist 2013, recebe amigos e o público e fala sobre suas obras. Entre os principais lançamentos literários do final de semana, Zuenir Ventura lança Sagrada família; Chico Alencar lança Orações do coração; Luciana Savaget lança Operação Galápagos e Poetas sem palavras; Lucila Soares e Ninfa Parreiras lançam Depois do silêncio: escritos sobre Bartolomeu Campos de Queirós.
Também haverá tributos a Jamelão, Vinicius de Moraes e Rubem Braga, todos com rodas de choro do grupo Choro das Ruínas, bate papo, leituras e oficinas de pintura e bordados ministrada pelo artista plático Coco Barcellos e pelo grupo de Mulheres Artesãs da Mangueira, Samba é Bom com Arte e Moda. No domingo, para os que querem ensaiar ou aprender a dançar, antes do baile com a Orquestra Tabajara começar haverá uma hora de oficina de dança de salão com o professor Paulo Mazzoni.
Promovida e coordenada pelo CEAT (Centro Educacional Anísio Teixeira), o evento começou fazendo parte, apenas, do calendário escolar do colégio. O que era apenas um encontro para os alunos de todas as séries mostrarem suas produções literárias para as famílias acabou se transformando em um grande evento cultural, e os muros da escola deixaram de comportar o público ávido por programa que reunisse atividades literárias interativas para todas as idades.

Confira a programação completa:

SÁBADO, 04 DE MAIO

8 horas
Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169
Abertura do Parque das Ruínas

9 horas
Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169
Abertura Oficial da FLIST » com a Direção do CEAT e parceiros

Lançamento do Jornal Língua pra Brincar
Com alunos Ensino Fundamental I CEAT
Local: Tenda CEAT

Leituras de Ana Maria Machado » Com crianças do Grupo Balet Santa Teresa e Geisa Giraldez (professora) » Crianças
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

O corpo em cena: será que gente enferruja? » Teatralização da obra Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado. Com alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Saramanch e Renata Anná (professora da Secretaria Municipal de Educação) PRÍNCIPES e princesas: Ana Maria Machado » Teatro com os alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Saramanch » Tania Regina Pinto de Almeida (professora da Secretaria Municipal de Educação) Crianças e jovens | Local: Auditório Joel Rufino dos Santos

10 horas
Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169
Homenagem a Ana Maria Machado » Com a presença da autora e amigos Jovens e adultos
Local: Galeria Ana Maria Machado

Lançamento: Ceiuci: a velha gulosa » Maria Inez do Espírito Santo (escritora) e Taisa Borges (ilustradora) » Jovens
Local: Aquário Literário Manoel de Barros

Lançamento e oficina Sereiazinha: uma história bordada » Andréa Pernambuco Toledo (escritora) e Marcela Fernandes Carvalho (ilustradora) » Crianças e adultos
Local: Café Literário Lygia Bojunga

11 horas
Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169
Leituras de Rubem Braga » Crônicas com Edna Bueno (autora) » Crianças
Local: Biblioteca Infantil Bartolomeu Campos de Queirós

Cantando a Arca, adaptação: De fora da Arca, de Ana Maria Machado
Grupo musical Anfisbena » Alunos Ensino Fundamental I CEAT » Regência: Valéria Prestes » Crianças, jovens e adultos | Local: Auditório Joel Rufino dos Santos

Casa Amarela | Rua Hermenegildo de Barros,163
Os preferidos de Ana Maria » Leitura: A p

0 comentários:

Postar um comentário