BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ponto de Interesse Geológico é demarcado em Iguaba Grande


 
 
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Iguaba Grande, junto com geólogos, engenheiros do Departamento de Recursos Mineiras (DRM-RJ) e da Embrapa começaram a mapear, localizar e classificar o Ponto de Interesse Geológico, do perfil nº 85, número de campo PRJ 19 (1ª RCC), que trata da I Reunião de Classificação e Interpretação de Aptidão Agrícola dos Solos, de 1978. Segundo os especialistas, o ponto é um local onde há formações rochosas e solo de fundamental importância, como identificar pelas cores as texturas do solo.
 
O ponto está localizado no Bairro União (a 1km a esquerda da Estrada São Pedro da Aldeia – Araruama, em Iguaba Grande, Km 97) e sua situação é de declive e com cobertura vegetal sobre o perfil.
 
“Esta demarcação vem atualizar e ratificar coordenadas, com equipamentos mais sofisticados. Um dos propósitos é sensibilizar estudiosos de áreas de interesse geológico no mundo e estudantes de nosso município, para que percebam a importância desse ponto em Iguaba Grande. Terá maior visibilidade com a colocação de placa informativa”, destacou o secretário da pasta, Paulo Sérgio Cunha.
 
Curiosidades sobre a demarcação
 
O Ponto fica em um terreno com pequena elevação, onde a população poderá ver os diversos tipos de solo, com sua história sendo contada através de milhões de anos. O Pré-Cambriano está compreendido entre o aparecimento da terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, que marca o início do período Cambriano da era Paleozóica do éon Fanerozóico (540 milhões de anos).

Fonte:  Ascom Iguaba Grande

0 comentários:

Postar um comentário