BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cabo Frio: Já está marcada a Conferencia Municipal de Cultura

 
 
Com o objetivo de incluir a cena cultural de Cabo Frio nos programas Federais e Estaduais de incentivo, a Secretaria Municipal de Cultura marcou para o dia 29 de junho a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
 
O Secretário José Facury explica que “a Conferência de Cultura é um instrumento criado pelo Governo Federal a fim de incluir Estados e Municípios no Plano Nacional de Cultura (PNC) e no Sistema Nacional de Cultura (SNC); adequando esta participação às necessidades e particularidades de cada cidade em torno de temas de interesse para a gestão cultural”, afirmou.
 
A inclusão dos Estados e Municípios no PNC e SNC tem por objetivo fornecer ás instituições públicas participantes as informações técnicas, institucionais, materiais e financeiras de forma adequada a cada setor de gestão cultural, e que irá permitir a estes gestores uma maior independência orçamentária e de planejamento.
 
O município de Cabo Frio obteve, através da participação no PNC e SNC, o direito ao Fundo Municipal de Cultura e a criação dos Editais de Cultura a serem financiados por este fundo. Deverão ser implantados a seguir a Fundação Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. A 2ª Conferencia Municipal pretende a efetivação destas propostas já aprovadas e a formulação e aprovação de outras propostas necessárias a boa gestão da cultura na cidade, além de identificar as necessidades e demandas e propor ações ou caminhos mais adequados para que tais necessidades sejam atendidas.
 
– Para que isso seja possível, a realização de Conferências Municipais é fundamental, pois nelas serão coletadas as informações para as discussões territorial, estadual e nacional – ressaltou o secretário de Cultura, José Facury.
 
Fonte: Walter Biancardine/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário