BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cabo Frio: Sábado é dia da Conferência Municipal de Cultura     

          
A Secretaria Municipal de Cultura marcou para este sábado (29/6), das 8h ás 18h30, a Conferência Municipal de Cultura no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
 
É um evento de grande importância, pois as Conferências são instrumentos criados pelo Governo Federal a fim de permitir que Estados e Municípios sejam incluídos no Plano Nacional de Cultura (PNC) e no Sistema Nacional de Cultura (SNC), o que garante o repasse de verbas para a promoção deste setor.
 
A inclusão dos Estados e Municípios no PNC e SNC visa fornecer ás instituições públicas participantes não apenas o dinheiro necessário, mas também as informações técnicas, institucionais e materiais de forma adequada a cada setor cultural, e que irá permitir aos gestores maior independência orçamentária e de planejamento.
 
Conheça os pontos de discussão da II CONFERÊNCIA DE CULTURA, os Eixos Temáticos:

1. Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória
Foco: Valorizar a diversidade de expressões artísticas e culturais, criando formas de estímulo e transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, incentivando programas de apoio contínuo a grupos artísticos e culturais – afim de consolidar suas atividades – , manutenção e proteção de patrimônios culturais.

2. Cultura, Educação e Juventude
Foco: Promover o aprofundamento do diálogo entre cultura e educação, sugerindo a integração de políticas públicas destes setores que estimulem os jovens na participação efetiva de programas e da gestão cultural.

3. Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Foco: Reforçar o papel da cultura no desenvolvimento sustentável, propondo ações estratégicas de economia criativa que atendam necessidades técnicas e econômicas de empreendedores culturais.

4. Gestão da Cultura
Foco: Estimular políticas de desenvolvimento cultural, que possam implementar programas, planos, projetos e ações realizadas de forma conjunta entre municípios e busquem integração de ações públicas e privadas,além de institucionalizar políticas públicas de cultura afim de garantir o diálogo direto entre os gestores públicos e os cidadãos.

5. Financiamento da Cultura
Foco: Ampliar os recursos financeiros para a cultura, aliando estratégias que visem o aumento da dotação orçamentária do setor.
 
Programação:
8h – Credenciamento
9h – Abertura oficial
9h30 – Dinâmica coletiva de interação sobre os eixos temáticos
11h – Encerramento do credenciamento
11h30 – Leitura e aprovação do Regimento da Conferência
12h – Almoço
14h – Reunião dos grupos por eixos temáticos
17h – Plenária para apresentação de propostas e votação
18h30 – Encerramento
 
Todos os artistas e entidades culturais estão convidados
 
Fonte: Walter Biancardine/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário