BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Exposição faz homenagem a pescadores em Saquarema

 
 
Foi aberta nesta última quinta-feira, 06/06, na Casa de Cultura Walmir Ayala, em Saquarema, a exposição "Dos instrumentos de trabalho do velho homem das águas".

A mostra, que fica em cartaz até 27 de junho, é uma homenagem aos pescadores, por seu trabalho e sua contribuição para a construção da cultura e da identidade do povo saquaremense.




Os visitantes têm oportunidade de conhecer um pouco da história e dos materiais utilizados nas pescarias. Ao lado de pinturas e textos, figuram na sala de exposição redes, puçás, chapéus, ossadas de peixes e imagens religiosas. Cada elemento compõe a totalidade de uma cultura que se preserva no tempo.
 

 

Na cerimônia de abertura, que contou com a presença da prefeita Franciane Motta, houve momento para degustação de pratos feitos à base de peixe, além de palavras emocionadas de alguns presentes. O advogado e vereador Chico Peres fez menção à história recente dos movimentos em favor dos pescadores locais. Já Mateus da Colônia, pescador e atualmente ocupando o cargo de vereador, fez um discurso emocionado ao lado do pai e do filho, num encontro de gerações.




"Foi muito sofrida a minha vida de pescador. Ainda temos que melhorar alguma coisa para os pescadores de Saquarema. Eu abro mão de tudo, mas não abro mão da pesca", disse.
 
 
Fonte: Escrito por Camilo Mota/Jornal Poiésis                              

0 comentários:

Postar um comentário