BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cabo Frio: Tangará em festa com o “Semeando Valores

 
 
Mais uma edição do “Semeando Valores” recebe aplausos da população. Agora foi a vez dos moradores do bairro Tangará receberem o projeto social criado pela Secretaria de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE).

O evento, que foi realizado no sábado (24/8) na praça do bairro, contou ainda com a participação de diversas outras secretarias, que muito contribuíram para o sucesso. Dentre elas estão as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e da Mulher, além da subprefeitura do bairro. A Escola Municipal Professora Leomari Garcia Barreto também fez parte com o projeto “Família na Escola”.
 



O grande destaque dessa vez foi a participação de representantes da “Rede Não bata. Eduque”. A SEME assinou um termo de parceria com a Rede e agora também faz parte do Comitê Local da Região dos Lagos. A coordenadora da campanha nacional, Márcia Oliveira, conversou com a população e orientou sobre os problemas do uso de castigos físicos e ofensivos com os filhos. Márcia fala que a participação de Cabo Frio na campanha é fundamental para combater os maus tratos contra os menores.




– A ideia é que as redes de parcerias locais desenvolvam atividades preventivas com relação aos castigos corporais e tratamentos humilhantes contra crianças e adolescentes. Assim é possível favorecer um ambiente harmonioso, onde o diálogo seja a base da relação dentro das famílias – explica.

A campanha “Não bata. Eduque” tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o direito das crianças terem sua dignidade e integridade física respeitadas, com uma educação livre de violência e baseada em estratégias disciplinares positivas.
 
 


Dentre as várias outras ações do “Semeando Valores”, o stand de maquiagem foi um dos mais concorridos. As mamães aproveitaram para se embelezar enquanto os filhos se divertiam nas oficinas de artesanato e culinária. Também tiveram palestras, distribuição de panfletos com dicas importantes de saúde, receitas caseiras de soluções contra piolhos, distribuição de preservativos, mudas de plantas e medicamentos. Além disso, a equipe de nutrição da SEME orientou os pais sobre cuidados com a alimentação dos filhos e sugeriu opções saudáveis de guloseimas, como o brigadeiro de feijão que substitui o tradicional e ainda complementa a alimentação.

 

Para a diarista Daniele Souza, mãe de três alunos da rede municipal, a parceria entre família e escola é fundamental para o futuro das crianças.

– O envolvimento entre pais e escola deve sempre existir. É importante que as famílias participem mais da vida escolar dos filhos para contribuir com a formação da criança – destaca a mãe que afirma ainda participar de reuniões na escola do filho mais velho que hoje curso o Ensino Médio.
 
 


De acordo com a diretora do DEPAE, professora Patrícia Freitas, o projeto é parte da proposta de Governo que visa transformar Cabo Frio em uma cidade educadora. Ela explica ainda que o trabalho integrado entre as secretarias potencializa as ações de cidadania e contribui para elevar a qualidade do Ensino. A Secretária de Educação, professora Elenice Martins, faz questão de participar desde a primeira edição e diz que quer ampliar ainda mais as ações.
 
 


– O Semeando Valores é apenas mais uma das diversas ações do Governo de grande alcance social. Estamos todos comprometidos em transformar Cabo Frio em uma Cidade Educadora e esse objetivo passa também pelas famílias e por toda a comunidade escolar. Conquistamos mais um parceiro importante, que foi a Rede Não Bata. Eduque. Nosso intuito é ampliar sempre mais nossas parcerias, principalmente dentro do Semeando Valores – anunciou a secretária.

Fonte: Anneliese Lobo/PMCF

0 comentários:

Postar um comentário