BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Divulgação...



A II Conferência Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro (CMCRio) ocorre nos dias 5 e 6 de agosto, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator. A Comissão Organizadora é composta pelo Conselho Municipal de Cultura representando o poder público e a sociedade civil. O tema será “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional e Municipal de Cultura” abordado a partir dos seguintes eixos:
I) Implementação do Sistema Nacional de Cultura;
II) Produção Simbólica e Diversidade Cultural;
III) Cidadania e Direitos Culturais;
IV) Cultura e Desenvolvimento.
O objetivo será debater perspectivas e estratégias sobre políticas culturais. A programação é composta por palestras e grupos de trabalho. Especialistas do poder público e sociedade civil compartilharão conceitos e experiências com os agentes culturais. Os grupos de trabalho tratarão de aprofundar cada eixo temático visando a elaboração de propostas.
A partir desta iniciativa serão escolhidos os delegados que representarão o município do Rio de Janeiro na II Conferência Estadual de Cultura.
O evento será uma etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Cultura prevista para acontecer em novembro de 2013, na cidade de Brasília, conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura
SNC
O Sistema Nacional de Cultura institui um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade. Organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, tem por objetivo promover o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais. Trata-se, portanto, de um a nova proposta de gestão pública da cultura, por meio da coordenação e cooperação intergovernamental a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura.
A participação no SNC ocorre da seguinte maneira: estados e municípios solicitam adesão ao SNC e se comprometem a implantar o modelo de gestão determinado pelo Ministério da Cultura – que oferece apoio para o desenvolvimento das ações. O SNC não está totalmente implementado. Atualmente, 24 estados e mais de 1.800 municípios aderiram ao Sistema.
Saiba mais no blog do SNC: http://blogs.cultura.gov.br/snc/

0 comentários:

Postar um comentário