BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Em 2013, Bienal do Livro do Rio abriu ontem ao público e tem novo espaço dedicado aos jovens


RIO - A 16ª edição da Bienal do Livro do Rio, que acontecerá de 29 de agosto (ontem)  a 8 de setembro de 2013, no Riocentro, terá um novo espaço destinado aos jovens: o Acampamento da Bienal, que vai abordar a literatura de convergência — o livro que vira filme, que vira HQ, que vira game, que vira livro de novo.
 
O assunto está muito presente na vida dos adolescentes, que lidam diariamente com narrativas de pulam de uma mídia para a outra, e será o tema central de diversos bate-papos interativos que acontecerão no espaço.
 
— O jovem está sempre muito presente na Bienal, pegando autógrafos dos seus ídolos e assistindo a palestras, mas ele não tinha, até agora, um lugar no qual pudesse relaxar e encontrar outros adolescentes. O Acampamento será um local para trocar experiências e também fazer parte da programação, interagindo com os palestrantes — explica o curador do novo espaço, João Alegria.
 
Os palestrantes serão “anônimos famosos”, como, por exemplo, aquela blogueira de moda que faz sucesso na internet, ou aquele gamer que tem um blog com ótimas dicas de jogos. Havaerá almofadas onde os adolescentes poderão assistir aos discursos e também dar suas opiniões. Os nomes dos palestrantes serão divulgados até março.
 
— Não serão palestras longas, mas pequenos discursos, de 15 minutos, que darão abertura para um bate-papo entre o palestrante e o ouvinte. A ideia é que haja troca de informações e opiniões o tempo todo. O jovem de hoje ele também é um produtor de conteúdo e nós queremos ouvi-lo — diz João.
Ainda há planos para que o espaço abrigue uma lanchonete; barracas de tecido, cujas velas serão tirinhas de humor; uma galeria de personalidades que, muito jovens, imaginaram adventos que mudaram a vida de todos nós; e ainda uma máquina de ler — um livro será eleito para ser lido pelos frequentadores do local, dentro de uma máquina eletrônica, onde haverá botões interativos.
Além do Acampamento na Bienal, o espaço terá dois desdobramentos: o blog Acampamento na Web; e o Acampamento na Mão, um fanzine a ser distribuído no Riocentro.
 
Através do Acampamento na Web, será realizado um concurso de fanfiction — contos criados por fãs, com personagens de seus livros favoritos. A partir de abril, os jovens poderão cadastrar seus contos no blog. Um júri vai selecionar os contos finalistas, que serão veiculados no fanzine. Mas o vencedor será escolhido pelos próprios internautas, que vão poder ler as histórias na web e votar na sua favorita. O campeão ganhará um prêmio em dinheiro.
 
Fonte: Jornal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário