BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Festival de Arte da Apae valoriza trabalho de pessoas com deficiência

 

A emoção do público foi a marca do VIII Festival Estadual Nossa Arte das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes, neste fim de semana, em Rio das Ostras. O Festival recebeu mais de 600 pessoas por dia, nos dias 17 e 18, no Colégio Municipal Professora América Abdalla. A Apae de Rio das Ostras obteve grande desempenho no Concurso, conquistando oito troféus, quatro de primeiro lugar em várias categorias. O evento teve o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.
 
O prefeito Sabino anunciou a realização das Olimpíadas Estaduais das Apaes no Município, em 2014. “Rio das Ostras fica muito feliz e orgulhosa de receber vocês. Estamos aqui para aprender com vocês. Como a luta das Apaes é difícil, quanta incompreensão. Mas as Apaes são feitas por bravos, guerreiros. Porque a Apae é, acima de tudo, emoção e coração”, disse o prefeito Sabino, que foi homenageado no evento por seu trabalho em apoio às Apaes.

Já o presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, Delton Pedroso Bastos, felicitou a parceria entre a Apae e a Prefeitura de Rio das Ostras para a realização do Festival. Ele defendeu as Escolas Especiais que auxiliam o Poder Público no atendimento às pessoas com deficiência. “Não podemos deixar que as escolas especiais, que prestam nesse país. Não podemos deixar que elas acabem”, disse.

Foram realizados concursos nas modalidades de música, dança, folclore e artes cênicas, além de artes visuais, literárias e artesanato. Rio das Ostras obteve oito troféus, quatro de primeiro lugar em Dança, Artes Cênica, Literária e Visual. A presidente da Apae de Rio das Ostras, Débora Dutra, comemorou o sucesso do festival e o resultado dos integrantes da Apae do Município. “Não é a toa que o hino de nossa Cidade, possui o trecho ‘Cidade-Mãe de quem nasce e de quem vem para ela’. A sociedade riostrense abraçou essa causa. A prefeitura contribuiu muito, sem esse apoio, não conseguiríamos o sucesso e a repercussão que tivemos”, comemora.

O evento é um projeto do movimento apaeano, que visa a inclusão da pessoa com deficiência nos diversos campos das artes, como música, dança, teatro, literatura e artesanato. Os vencedores integrarão a delegação estadual que irá, em novembro, ao Festival Nacional, no Maranhão.

Prestigiaram o evento, as secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, e de Educação, Andréa Machado, o secretário de Ambiente, Nivaldo Talon, o subsecretário de Esportes, Raphael Thuin.

HOMENAGEM – Durante a abertura do evento, o prefeito Sabino foi homenageado pelo presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, Delton Pedroso Bastos pelos sua atuação em benefício das Apaes. Sabino é autor dos projetos de Lei que declaram as Apae instituição de utilidade pública e de relevante interesse sócio educacional. Além disso, é autor também do projeto de lei que cria o Dia Estadual da Apae no Estado e que isenta a Apae de pagamento de água e esgoto.

Fonte: Secom / PMRO                            

0 comentários:

Postar um comentário