BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ArtRio 2013: Rio de Janeiro abriga Feira Internacional de Arte Contemporânea
 
 
 
A terceira edição da ArtRio (Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro) acontece entre 5 e 8 de setembro de 2013, no Píer Mauá.
“A ArtRio tem como principal missão fomentar o mercado de arte no país. Queremos mostrar como a arte nacional é capaz de fazer diferença não só no Brasil mas mundialmente. É preciso reconhecer o valor dessa arte, e todo o universo que se movimenta a seu redor. Para isso, a arte tem que estar no cotidiano das pessoas o ano inteiro”, explica Luiz Calainho, organizador do evento ao lado de Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Alexandre Accioly.
 
 
O público que for ao evento poderá conferir uma vasta programação de arte e cultura. Entre os destaques, está o ciclo de palestras e cursos na Casa do Saber; circuitos de arte na cidade do Rio de Janeiro, com a indicação, dentro de uma linha de visitação e história, de roteiros de arte que estão em locais de visitação pública; atividades em museus, e a ArtRio Sonora, uma web radio com noticias de arte, agenda de eventos e entrevistas com artistas, que por ser online pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo.
 
 
Também será promovida a Galleries Night, um dia em que as galerias de arte da cidade poderão funcionar 24 horas, estimulando a visitação noturna e a realização de eventos especiais.
Os organizadores promoverão ainda a ArtRio Social, uma série de atividades que levarão cultura, informação e arte para diversas organizações não-governamentais. Entre as ações estão visitas guiadas a exposições em centro culturais e museus; organização de palestras de curadores, galeristas e artistas nas ONGs, além da doação de materiais para serem reutilizados pelos artesãos da ONGs.
 
Mais uma boa notícia é que a ArtRio pretende expandir a sua atuação para outras capitais brasileiras. Para isso, fará eventos em cidades como Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, aproximando o público destes mercados da arte.
 
Detalhe importante: a logo do evento foi um dos 25 projetos brasileiros premiados no iF design awards 2013.


Informações: Site oficial ArtRio

0 comentários:

Postar um comentário