BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Blog Falando de Saúde...

 
 
Fundação Laço Rosa doa perucas a pacientes com câncer de mama


 
Fundação organiza o “Outubro Rosa”, série de eventos de conscientização sobre a doença. Entre as ações planejadas, estão a iluminação de rosa do Cristo Redentor e da igreja da Penha


Cabelos novos. Andrea posa com algumas perucas disponíveis na Fundação Laço Rosa, criada em 2010 Foto: Freelancer / Pedro Teixeira
Cabelos novos. Andrea posa com algumas perucas disponíveis na Fundação Laço Rosa, criada em 2010 Freelancer / Pedro Teixeira 
 



RIO - As irmãs e tijucanas Andrea Ferreira e Marcelle Medeiros estão à frente da Fundação Laço Rosa, um portal na internet voltado para divulgação de informações sobre o câncer de mama. Pelo site (fundacaolacorosa.com), a instituição também envia perucas — de cabelo natural e artificial — a pessoas que fazem quimioterapia, em qualquer lugar do país. Tudo gratuito. Basta a paciente enviar um laudo médico e uma foto de como era o seu cabelo antes do início do tratamento.
 
Em funcionamento desde 2010, a Laço Rosa foi fundada pela irmã caçula das tijucanas, Aline, que estava grávida de cinco meses quando descobriu a doença.
— A Aline teve que fazer, ainda grávida, uma mastectomia total do seio esquerdo. Um mês depois, ela iniciou a quimio, e então o cabelo começou a cair. Ela assumiu a careca, não quis usar peruca. Mas essa foi a fase mais depressiva dela. A queda do cabelo a abalou mais do que a retirada do seio. E ela ficou indignada ao perceber que não havia informações sobre a doença ou algum tipo de apoio nos sites brasileiros. Ela morreu um mês depois do lançamento da Laço Rosa — recorda Andrea.
 
O filho de Aline, Bento, hoje é um saudável menino de 6 anos. E as irmãs decidiram levar o projeto de Aline adiante. O banco de perucas on-line da Laço Rosa já atendeu mais de 300 mulheres, e a instituição está, até o fim de agosto, com um bazar montado dentro da estação de metrô da Pavuna. As vendas ajudam a angariar fundos.
 
Em outubro, a Laço Rosa fará o “Outubro Rosa”, série de eventos de mobilização para prevenção do câncer de mama. O objetivo é disseminar a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce. Como já fez em outras ocasiões, a instituição iluminará de rosa o Cristo Redentor e a igreja da Penha e planeja outras ações, que ainda são surpresa.
 
Para doar cabelos — de no mínimo 20 centímetros — ou perucas:  2567-0578.

 
 

0 comentários:

Postar um comentário