BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cabo Frio: Prefeitura entrega cheques para as Escolas de Samba...


Cumprindo o prometido, o Governo Alair Corrêa fez nesta quarta feira, 29, o repasse dos valores subvencionados ás escolas de samba cabo frienses, referentes ao Carnaval 2014.
 
 
 
 
A cerimônia foi aberta pelo Secretário de Cultura José Facury, que destacou o papel fundamental do atual prefeito no resgate dos desfiles, uma preocupação que Alair Corrêa tem desde seu primeiro mandato á frente da gestão municipal, ainda na década de oitenta.
 
Também presente á cerimônia, o Deputado Paulo César destacou o papel de Cabo Frio na tradição do carnaval da região, arrematando a fala anterior do Secretário Facury, na qual destacou a preocupação de Alair Corrêa com o resgate dos desfiles. Se dirigindo mais particularmente ao setor cultural, Paulo César destacou a boa notícia que a Câmara dos Deputados havia destinado R$800 mil para a recuperação da Fazenda Campos Novos.
 
 
 
 
O Superintendente da Morada do Samba, Bira do Kaô, lamentou que quatro agremiações não haviam prestado contas da subvenção recebida no ano anterior e, por isso, ficaram impedidas de receber a deste ano. Em suas palavras, Bira disse que “lei é lei, e se ela obriga a prestação de contas, ela deve ser feita”, observou.
 
O ponto alto da cerimônia – além da entrega dos cheques, naturalmente – foi a fala do Prefeito Alair Corrêa. Ele lembrou que o Brasil vive um novo momento, que o país está sendo passado á limpo e que todas as contas de uma gestão pública devem ser bem comprovadas. Segundo ele, se alguma subvenção fosse dirigida ás escolas que não realizaram a prestação de contas, quem responderia á Justiça por este ato seria ele, prefeito.
 
 
 
 
Sem deixar de lamentar a ausência das escolas irregulares, Alair afirmou que não há nenhuma razão política para o impedimento destas agremiações. Ele lembrou que irregularidades como estas podem afastar um administrador de seu cargo, mesmo que ele não tenha culpa direta sobre o caso. Igualmente, isentou a administração municipal anterior de qualquer culpa: segundo Alair, as escolas é que tem a obrigação de comprovar seus gastos.
 
Por outro lado, fiel á seu estilo, Alair fez um apelo aos representantes das agremiações e sugeriu que considerassem a possibilidade de que uma escola de samba de Tamoios fosse contemplada com a permissão de desfilar em 2014, já que o Segundo Distrito ficou sem representação neste carnaval.
Em sua sugestão, Alair explicou que a escola escolhida não receberá nenhuma ajuda do Governo Municipal e nem disputará o título, desfilando apenas como uma manifestação de respeito e reconhecimento da atual gestão ao povo de Tamoios.
 
 
 
Em uma votação realizada entre os dirigentes das agremiações presentes, a escolhida foi a Unidos de Aquárius, pela sua melhor colocação no último ano e completando assim o quadro de onze escolas de samba a desfilarem no Carnaval 2014.
 
Finalizando sua fala, o Prefeito Alair Corrêa afirmou que apoia a Morada do Samba irrestritamente, mas reconhece que existe um grande desafio a ser vencido para se revitalizar o carnaval cabo friense. Segundo Alair, é preciso mais público, e que o evento novamente dê lucro, tal como aconteceu em sua primeira gestão na Prefeitura, ainda nos anos oitenta.
 
Fonte:  Walter Biancardine/PMCF
 

0 comentários:

Postar um comentário