BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cinqüenta anos da visita de Brigitte Bardot em Búzios

 
 
Parece que foi ontem, mas, neste dia 13 de janeiro, faz meio século que a atriz francesa Brigitte Bardot visitou Búzios, tornando o balneário conhecido mundialmente. Com uma fama que causava histeria na imprensa mundial, Bardot era considerada uma mulher à frente de seu tempo, sendo uma das poucas atrizes não americanas de sua época que recebiam grande atenção da mídia dos Estados Unidos.
Com tanta popularidade, Búzios tem sua história dividida em antes e depois da visita da mais cobiçada atriz de cinema da época: antes, o local era um rústico e pacato vilarejo de pescadores, pouco conhecido e visitado apenas por representantes das elites cariocas e paulistas. Os veranistas recebiam em suas casas amigos ilustres como políticos e artistas.

Contudo, foi a partir do dia 13 de janeiro de 1964 que Búzios tornou-se conhecido internacionalmente. Fugindo dos fotógrafos, repórteres e fãs ensandecidos, a atriz veio acompanhada do noivo marroquino Bob Zagoury, que vivia no Rio de Janeiro. Em busca de sossego em Búzios, o casal se hospedou na casa do representante das Nações Unidas no Brasil, André Mourasieff, em Manguinhos. Durante quatro meses, Brigitte Bardot passeou pelo local e viveu como se fosse uma nativa buziana. A partir daí, a presença da maior ícone de popularidade dos anos 60 atraiu o olhar da imprensa nacional e internacional para o pequeno vilarejo, que acompanhou o seu dia a dia na península.

Para o Secretário de Turismo José Márcio Moreira dos Santos, Brigitte foi a grande causadora do turismo de Búzios. "O nosso município é um paraíso, mas não era conhecido internacionalmente antes da vinda de Bardot. Ela, com seu charme e popularidade, promoveu Búzios para o mundo", disse ele.

Além de ser responsável pela popularização de Saint-Tropez, na França, Brigitte também mudou a vida de Búzios. Em sua biografia, ela deixou registrado que os períodos passados em Búzios foram as épocas mais lindas de sua vida. Com isso, em sua homenagem, foi erguida a Orla Bardot, na Praia da Armação, local onde se encontra a escultura de bronze da atriz em tamanho natural, tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados do balneário.

Fonte: Ascom Búzios                            

0 comentários:

Postar um comentário