BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Fado de Quissamã, RJ, concorre a prêmio de cultura do Estado...

A dança é um bailado de origem afro-brasileira.
Votação pela internet encerra no dia 11 abril.
 
O Fado de Quissamã, no Norte do Estado, está entre os concorrentes ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro. A dança é um bailado de origem afro-brasileira ainda ativo no município e é, até hoje, uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e efervescência na região Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento de esplendor econômico.
 
De acordo com a organização do evento, será escolhido algo típico de cada uma das 10 regiões do estado. “Foi uma surpresa muito agradável saber que o Fado está inscrito. Contamos com a população do município para colocá-lo em primeiro lugar dentro da região Norte Fluminense”, declarou a coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros.
 
Os vencedores serão escolhidos por votação popular, via internet, pelo site da secretaria e conhecidos durante três dias de música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e artesanato na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, de 9 a 11 de maio. A votação encerra dia 11 abril.
 
“Em todas as reuniões que temos participado na área da cultura, falamos sobre a importância histórica do Fado. Atualmente, a nossa maior preocupação é que seja desenvolvido um projeto de salvaguarda e tombamento da dança típica como patrimônio da cultura brasileira”, concluiu Marta.

Fonte: G1/Globo.com/Cultura

0 comentários:

Postar um comentário