BLOG CARLOS RIBEIRO

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terça-feira, 24 de junho de 2014

24 de Junho – Dia Internacional do Leite...


 
 

Você sabia que no dia 24 de junho é comemorado o Dia Internacional do Leite? Além de ser uma das melhores fontes de Cálcio (que previne a Osteoporose e também protege contra a HAS (pressão alta) e câncer de cólon), é uma ótima fonte de vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Os derivados do leite desnatado são pobres em colesterol e ricos em proteínas.
 
Porém, é preciso tomar cuidado, uma vez que também possui alguns inconvenientes: o leite integral e o creme de leite têm alto teor de gordura saturada;  algumas pessoas não conseguem digerir a lactose (açúcar do leite); e a proteína do leite pode causar reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
 
Tabela de acordo com os tipos de leite:
 
 
TIPOCALORIASGORDURA %VOCÊ SABIA?
Leite Integral
150
49
Um copo de leite integral (250ml) contém quase 20% das necessidades diárias de proteína e cálcio. Também fornece riboflavina, fósforo e vitamina B12. Geralmente, o leite é enriquecido com vitaminas A e D.
Leite Semi-desnatado (1%; 2%)
100; 120
23; 35
Os leites semi-desnatados são enriquecidos com vitaminas A e D. Eles fornecem quase as mesmas quantidades de nutrientes que o leite integral, mas contém menos gordura e, portanto, menos calorias.
Leite Desnatado
85
4
Possui cerca de 55% das calorias do leite integral, mas oferece praticamente os mesmos benefícios nutricionais. Contém baixo teor de colesterol.
Leite Condensado
125
23
É extremamente nutritivo e fornece quase 3 vezes mais cálcio do que o leite integral, mas também e rico em calorias, açúcar e contém 3 vezes mais gordura.
Creme de Leite (1 colher de sopa)
50
93
É uma boa fonte de vitamina A, mas contém um teor muito alto de gordura e sódio. Ele é usado em produtos de confeitaria, sobremesas, mousses, sopas e cremes industrializados.
Creme Batido (1 colher de sopa)
10
65
O creme batido parece leve porque metade de seu volume é de ar; no entanto, eles são muito gordurosos.
Leite desnatado em pó (reconstituído)
100
1
Uma vez que a gordura se apresenta  rançosa quando exposta ao oxigênio, o leite em pó é feito pela desidratação do leite de baixa gordura ou desnatado. A ausência de água impede a ação dos microorganismos. Ao contrário do leite comum, ele se conserva por mais tempo se for guardado em local fresco e seco.
 
 
Quantidade diária recomendada pela Pirâmide Alimentar: de 2 a 3 porções de leite, iogurte e queijo. Uma porção equivale a 1 xícara de 240ml de leite ou iogurte, ou 40g de queijo (2 fatias). Prefira os leites e derivados desnatados e queijos frescos!
 
No site do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de São Paulo (Sindileite), são desvendados alguns mitos e verdades a respeito do leite! Veja alguns:
 
 
O leite ajuda a prevenir a diabetes?
 
Resposta: Verdade. Segundo os cientistas, a ingestão de produtos lácteos reduz o risco de síndrome metabólica – uma série de sintomas que aumentam a probabilidade de doenças cardíacas e diabetes. Eles constituem parte importante de uma dieta saudável, balanceada, e a recomendação é de consumir 2 a 3 porções de produtos lácteos magros por dia. Manter peso saudável pela dieta e pela atividade física são pontos vitais na redução do risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2.
 
É verdade que grávidas não podem tomar leite durante a gestação?
 
Resposta: Mito. A falta de consumo do leite e derivados durante a gestação coloca em risco o infante (feto) em uma série de deficiências nutricionais. Portanto, fica mais do que evidente que é necessário, se não premente, que a gestante tenha de consumir este grupo de alimentos construtores tão importantes obrigatoriamente, deixando de fazê-lo somente por intolerância à lactose ou alergia ao leite, ou outros problemas decorrentes desta ingestão, casos raros na vida prática.
 
Leite ajuda na prevenção do câncer?
 
Resposta: Verdade. Em termos de risco de câncer, laticínios e cálcio demonstraram tanto efeitos protetores quanto danosos. Mas os benefícios totais na saúde comprovados superam os danos não comprovados. As evidências sugerem que laticínios e cálcio têm papel protetor na prevenção do câncer colorretal.
 
É verdade que não se pode tomar leite com manga?
 
Resposta: Mito. Na época da escravidão, os senhores de engenho, preocupados em diminuir o consumo de leite por parte dos escravos (quanto menor o consumo, maior a sobra para comercialização) e sabedores da grande quantidade de manga que os escravos consumiam devido à fartura dessa fruta, diziam que consumir manga e tomar leite poderia até causar a morte. Daí o folclore. Até hoje, a força dessa crendice se manifesta. Na verdade, a combinação manga com leite faz muito bem para a saúde, representando uma dupla altamente nutritiva.
 
É verdade que crianças com menos de um ano devem evitar tomar leite de vaca?
 
Resposta: Verdade. O leite de vaca não é recomendado para crianças com menos de 1 ano. Os bebês alimentados com leite integral de vaca (LIV) não obtêm vitamina E suficiente, ferro e ácidos graxos essenciais. Por outro lado, há a obtenção de muita proteína, sódio e potássio. Estes níveis podem ser muito altos para o sistema da criança suportar. A proteína e gordura do LIV são mais difíceis para uma criança digerir e absorver. A recomendação é que essas crianças sejam amamentadas ao peito ou com fórmulas fortificadas com ferro nos seus primeiros 12 meses de vida.
 
Leite ajuda no combate da anemia?
Resposta: Verdade. A ingestão de carne vermelha e leite fortificado podem combater os níveis diminuídos de ferro. Quando este mineral está em falta causa anemia. Se severa o suficiente, principalmente em crianças, pode retardar o desenvolvimento cerebral e mesmo resultar em problemas de comportamento e função cognitiva prejudicada.
 
O chocolate tira o efeito do leite?
 
Resposta: Mito. O leite aromatizado contém os mesmos 9 nutrientes essenciais que o leite puro: cálcio, potássio, fósforo, proteínas, vitaminas A, D e B12, riboflavina e niacina (equivalentes) e é uma alternativa saudável aos refrigerantes. O consumo de leite aromatizado ou puro com baixo teor em gordura ajuda a cumprir a recomendação dos guias alimentares de 3 porções ao dia.
 
O café tira as proteínas do leite?
Resposta: Verdade. O café interfere na absorção do cálcio contido no leite, o que torna a mistura café-com-leite um alimento pouco eficaz. Vários fatores podem influenciar a biodisponibilidade de um nutriente. O café possui substâncias bioativas e que podem contribuir para as atividades antioxidantes.
 
Leite engorda?
Resposta: Mito. Um relatório recente do National Dairy Council demonstrou que a ingestão adequada de alimentos ricos em cálcio tais como leite, queijos ou iogurte têm importante consideração para a promoção da saúde, ou, em outras palavras, na redução do risco de várias desordens médicas. Um experimento clínico controlado em adultos obesos demonstrou que o consumo de produtos lácteos, em particular o cálcio e vitamina D do leite, acelera significativamente a perda de gordura e perda de peso corporal.
 
Leite quente auxilia no sono?
Resposta: Verdade. Pode parecer como um conto de velhas, mas tomar uma xícara de leite quente encoraja o entorpecimento porque o leite contém propriedades promotoras do sono. Isso é graças ao seu teor em cálcio, o qual os especialistas em sono indicam como ajudante de relaxamento. É rico também em triptofano, que o organismo converte à serotonina – um hormônio natural que ajuda a adormecer. A sugestão é optar por leite desnatado, pois é menos engordativo, mas ainda contém alto teor em cálcio. Leite com alto teor gorduroso pode solicitar maior gasto do sistema digestivo e fígado, o que estimula a atividade digestiva, mantendo a pessoa acordada à noite.
 
A ingestão de leite causa pedras nos rins?
 
Resposta: Mito. Cálculos (litíase renal) nos rins não são ocasionados por ingestão de leite. Ao contrário da crença popular, o leite não provoca aumento de depósitos minerais nos rins, levando à formação de cálculos renais. As pesquisas na Universidade de Chicago mostraram que as pessoas podem consumir 600 mg de cálcio (a quantidade de 2 xícaras de leite) sem aumentar seu risco de formação de cálculos. Alguns estudos sugerem que a ingestão de leite está associada com taxas menores de formação de cálculos renais.
 
 
 

O dia 24 de junho é considerado o dia internacional do leite. Vale a pena lembrar a todos da importância e da nobreza de se doar leite materno. A campanha de doação de leite humano deste ano tem o seguinte slogan: "Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe". Mamães que estiverem amamentando e queiram doar, informem-se sobre os bancos de leite em suas cidades
 





No dia 24 de junho é comemorado o Dia Internacional do Leite. Este alimento que está presente em diferentes fases da vida é complexo, e apresenta um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais.
 

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