BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cabo Frio: Copa do Mundo serve de inspiração para artesanato do CRAS...


          
                                    

A Copa do Mundo está aí e o clima alegre do mundial também está no CRAS Praia do Siqueira. Logo na entrada do Centro de Referência de Assistência Social, estão as bandeiras de todos os países que estão participando da Copa. As salas foram enfeitadas com as cores verde e amarela, que também foram espalhadas por todos os outros espaços do CRAS.

Além da decoração, a Copa do Mundo também serviu de inspiração para as oficinas de artesanato, que fazem parte do Programa Municipal Promovendo a Dignidade. Os usuários da oficina de corte e costura estão confeccionando bolsas com estampas da Copa, utilizando lona como matéria-prima, que foi doada através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
 
 
 

- Recebemos uma doação enorme de lonas e pensamos no que poderíamos transformar. Então tivemos a ideia de fazer essas bolsas, aproveitando o material -, afirmou Carolina Ribeiro, instrutora de corte e costura.

O toque final vem através da parceria com a oficina de silk-screen. É a partir dessa técnica que as bolsas recebem as estampas e o colorido. Com todo cuidado, o instrutor de silk, Antônio Carlos de Souza, orienta os usuários sobre o passo a passo da estamparia. E aos poucos, tela a tela, o desenho vai se formando.

- A técnica do silk é mágica. A gente consegue colocar os melhores desenhos em diversos objetos, dando um toque a mais nas peças que são confeccionadas aqui -, disse o instrutor.
 
 
 

 
A moradora Francilene Ferreira participa da oficina há seis meses. Segundo ela, foi durante as aulas de corte e costura que ela começou a ter contato com uma máquina industrial, e a partir daí, aprendeu a costurar de verdade.
 

- É incrível ver o resultado. Estou muito feliz porque eu até sabia fazer a costura reta, mas esta bolsa, com esta forma, eu nunca imaginei que fosse conseguir fazer uma coisa tão bonita -, comemorou a usuária.

 As oficinas de corte e costura e silk-screen acontecem no CRAS Praia do Siqueira e funcionam como um complemento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde são trabalhadas, entre outros, a prevenção das ocorrências de situação de risco social, além das trocas de vivências, incentivando a socialização e a convivência comunitária.

 O CRAS Praia do Siqueira está localizado à Rua Guanabara, nº01, tendo como área de abrangência: Praia do Siqueira, Parque Burle, Jardim Caiçara, Jardim Olinda I e II, Jardim Excelsior, Palmeiras. O telefone é: 2645-4850.
 
 
Fonte:  Glória Passos/PMCF
 

0 comentários:

Postar um comentário