BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 30 de agosto de 2014

Cabo Frio marca presença em Conferência Internacional de Pesca...

  

Cabo Frio marca presença em Conferência Internacional de Pesca

 
 
 

Professor Eduardo Pimenta apresenta workshop sobre sustentabilidade

 
 

A sétima edição da Conferência Internacional de Pesca Recreativa (WRFC), que acontece pela primeira vez no Brasil, discutirá a proibição da comercialização dos peixes-de-bico (sailfish). O evento reunirá praticantes da pesca esportiva, membros de iate clubes, pesquisadores e representantes de órgãos públicos na cidade de Campinas, entre os dias 1º e 4 de setembro.


O workshop “Sustentabilidade da pesca esportiva de peixes-de-bico no Atlântico Sul Ocidental" será apresentado pelos professores Eduardo Pimenta, coordenador do Grupo de Estudos da Pesca da Universidade Veiga de Almeida (GEPesca/UVA), em Cabo Frio, e Alberto Amorim, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo. Ambos pesquisam os peixes-de-bico há mais de duas décadas, com importantes trabalhos publicados no Brasil e exterior.


A discussão visa elucidar a importância de práticas sustentáveis na pesca esportiva oceânica com ênfase no sailfish. Nas últimas décadas, pesquisadores observam uma crescente pressão da pesca comercial, especialmente no sudeste do Brasil, com reflexos diretos sobre o estoque. Como o sailfish se reproduz nas águas do Atlântico Sul Ocidental, as medidas protetivas são fundamentais para a sobrevivência da espécie.


Proibição

No Brasil, a captura de espécies como o Marlin-Azul e o Marlin-Branco já é proibida. As pesquisas realizadas foram fundamentais para a implantação da lei. A parceria com os pescadores esportivos, iates clubes e instituições de pesquisa tem sido fundamental para a continuidade do trabalho de avaliação de estoque, que envolve a estimativa de parâmetros da dinâmica populacional, gerando subsídios para que órgãos governamentais nacionais e internacionais realizem um melhor gerenciamento da pesca dessa espécie.

 
 
 Fonte: Andréa Luiza Collet
Assessoria de Imprensa / Campus Cabo Frio

UVA - Universidade Veiga de Almeida


 

0 comentários:

Postar um comentário