BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Festival Internacional transforma Cabo Frio na “Cidade da Dança”...

 
                                    

Cabo Frio vai viver e celebrar a arte em forma de dança. Um dos eventos que mais referenciam a cidade e a região, o Festival Internacional de Dança, começa no dia 2 e vai até 7 de setembro, reunindo milhares de bailarinos e amantes da dança vindo de diversas partes do País e do exterior, no Complexo Esportivo Aracy Machado, na rua Henrique Terra, s/nº, no Portinho.
 
 
 

Com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, o maior evento do Estado do Rio terá programação diversificada, com grandes nomes da dança e deve atrair durante os seis dias de apresentação, público superior a 12 mil pessoas.
 
 

Em sua décima edição, o festival vai proporcionar apresentações de escolas, grupos e academias de dança de forma competitiva dentro de modalidades e categorias diversas como balé clássico, dança contemporânea, danças populares, dança de salão, dança de rua, estilo livre e jazz. Também serão realizados cursos de diversos estilos de dança, premiações especiais a fim de estimular o conhecimento técnico dos participantes, entre outras ações.
 
 
 

Segundo a turismóloga da secretaria de Turismo, Luane Ferreira, diversos segmentos da sociedade se envolveram nesta edição do evento, que turistas e moradores da cidade terão a oportunidade de assistir: 
 
 
 

- Alunos da rede pública de ensino, através do Projeto Escola; projetos sociais que farão apresentações, dançarinos e profissionais da área que têm oportunidade de mostrar seus trabalhos, o trade turístico, que se beneficiarão com a chegada de bailarinos na cidade e os turistas que, além de aproveitar a cidade, terão a oportunidade de assistir a belas apresentações – garante Luane.
 
 
 

Para a idealizadora do festival, Márcia Sampaio, empresária da dança, um dos maiores diferenciais do evento é a entrada franca que possibilita o acesso das pessoas menos favorecidas financeiramente.
 
 

- O festival cria espaço para que sejam mostradas coreografias de artistas que necessitam de eventos deste porte para divulgar as suas ideias através da dança. Visa uma premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas valorizando, desta forma, os trabalhos apresentados na mostra competitiva, incentivando a produção de novos trabalhos pelos artistas participantes.
 
 
 

A Secretaria municipal de Turismo e a COMSERCAF estão a cargo da organização logística do Festival de Dança de Cabo Frio.
 
 
 
 
Confira a programação geral:
 
 
2/9 - (terça-feira)
 
14h- Projeto Escola- Mostra não competitiva, elaborada especialmente para as escolas públicas e projetos sociais de Cabo Frio.
 
3/9 – (quarta-feira)
 
18h- Abertura oficial com apresentação da Orquestra “Uma Música em Minha Vida”.
 
Convidados Especiais:
 
Vivian Navega Dias - Balé da Cidade de São Paulo / SP
Anacã Cia. de Dança / SP
 
19h- Mostra competitiva - Jazz
 
21h- Mostra competitiva - Dança contemporânea
 
4/9 – (quinta-feira)
 
18h- Mostra competitiva - Danças Populares
 
Convidada Especial:
 
Anacã Cia. de Dança / SP
 
19h- Mostra competitiva - Estilo Livre
 
5/9 – (sexta-feira)
 
17h- Mostra competitiva - Clássico
 
Convidados Especiais:
 
Ballet Marcia Sampaio - Cabo Frio / RJ
Cia. de Dança Campos dos Goytacazes / RJ
 
19h- Mostra competitiva – Clássico
 
6/9 – (sábado)
 
16h- Mostra competitiva - Clássicos de Repertório
 
Convidados Especiais:
 
Cecília Kerche - 1ª Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro / RJ
Ballet Marcia Sampaio com a participação especial dos solistas do TMRJ: Flavia Carlos, Moacir Emanoel e Alef Albert / RJ
 
Gustavo Carvalho e Yasmin Lomondo - Cia. Brasileira de Ballet- Ourinhos/SP
 
Beatriz Póvoas e Lucas Leite - Cia. de Dança SESI Minas-Belo Horizonte/MG
 
18h- Mostra competitiva – Clássicos de Repertório
 
7/9 – (domingo)
 
15h- Mostra competitiva – Dança de salão
 
Convidados Especiais:
 
Frank Ejara / SP
 
Marcelo Bernadaz e Verónica Gardella- Buenos Aires/Argentina
Marcelo Chocolate e Tais Benite / RJ
 
Passinho - O espetáculo / RJ
17h- Mostra competitiva -  Danças urbanas
 
Fonte: Telma Flora/PMCF
 

0 comentários:

Postar um comentário