BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lagoa terá ação ambiental no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias...

Fonte: Jornal do Brasil

Clique na imagem para ampliar
 
 
Frequentadores, turistas e visitantes da Lagoa Rodrigo de Freitas serão conscientizados sobre a importância de se preservar o meio ambiente com uma ação realizada no Parque dos Patins, no próximo dia 20, no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A iniciativa conta com um mutirão de limpeza e manutenção composto por 14 empresas e 140 trabalhadores do setor de serviços, que atuarão das 8 às 14 horas no entorno da Lagoa.  
 
 
 
 
No ano passado, a mesma ação foi realizada um mês após o Programa Lixo Zero, que prevê a aplicação de multas para quem sujar a cidade do Rio. O resultado foi a retirada de 12 toneladas de lixo do entorno da Lagoa, 10 toneladas a menos do que em 2012. A expectativa é que o sucesso da ação se repita este ano. 
 
A iniciativa faz parte da VII Ação Nacional Febrac - Limpeza Ambiental, promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em todo o país. No Rio de Janeiro, o evento é realizado pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ).
 
 
"Realizamos este evento no Dia Mundial da Limpeza com o objetivo de despertar a responsabilidade socioambiental nas empresas do setor e também de educar o cidadão carioca a cuidar do patrimônio público", explica Ricardo Garcia, presidente do Seac-RJ.
 
 
Voluntários estarão envolvidos nos trabalhos de coleta de lixo e limpeza das vias, enquanto empresas parceiras do Seac-RJ disponibilizarão todo o maquinário e material necessários para garantir a qualidade da ação. Após separação, o lixo coletado será entregue a entidades locais de reciclagem. A Lagoa Rodrigo de Freitas foi escolhida como palco da ação porque, além de ponto turístico, é também um símbolo de resistência ao descuido ambiental.
 
 
Garcia destaca que, devido à destinação inadequada, grande parte de resíduos inicialmente recicláveis é inutilizada. A ação de sustentabilidade serve como um alerta para a população.
"A Lagoa também é um local perfeito para a ação, por agregar meio ambiente, esporte e lazer para todos", observa o presidente do Seac-RJ.
 
 
Premiação - Neste ano, a ação no Rio trará uma novidade, que servirá como homenagem a todos os trabalhadores que participam limpeza. O concurso de redação com o tema "Eu e a Sustentabilidade Ambiental" irá presentear os três melhores textos com tablets.
 
 
A competição está aberta apenas aos funcionários que foram selecionados para participar do evento. As redações serão entregues durante a ação na Lagoa e, na semana seguinte, o Sindicato divulgará os nomes dos vencedores.
 
 
A VII Ação Nacional Febrac - Limpeza Ambiental é uma iniciativa da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em parceria com os sindicatos associados. O evento é realizado simultaneamente em dezenas de capitais do país.



Cabo Frio entra no circuito em favor do meio ambiente e participa do Dia da Limpeza das Praias...
 
Fonte: Laís Costa/RC24H - Portal de Notícias
 
 
 
 
Ação ocorrerá simultaneamente em várias praias da cidade. Os interessados se encontrarão a partir das 9h
 
 
 
 
 
As praias de Cabo Frio participam, neste sábado (20), do Dia Mundial de Limpeza de Praia. O objetivo é chamar a atenção para os problemas causados pelo microlixo jogado nas praiaslimpeza ocorrerá simultaneamente das 9h às 13h nas seguintes praiasPraia do Forte, Foguete, Vila Nova, Peró, Conchas, Ilha do Japonês, Brava, Siqueira, Tamoios e Palmeiras.
 
 
Os voluntários vão receber luvas e sacolas plásticas para fazerem a limpeza dos microlixos encontrados nas praias que serão coletados, catalogados e colocados nos locais onde já existe a rota de recolhimento feito pela COMSERCAF.
 
 
 
 
Aparentemente inofensivo, o microlixo, como papel de bala e bitucas de cigarro, quando somado vira uma quantidade enorme de lixo, chegando a toneladas. Alguns desses lixos como a tampa de garrafa, a ponta de cigarro e a embalagem de picolé são muito comuns nas praias. 
 
 

 
Este é o segundo ano que a prefeitura de Cabo Fio abraçou o projeto mundial e espera que ceca de 600 voluntários participem da limpeza, juntamente com as equipes e técnicos da Comsercaf. Em 2013, os voluntários arrecadaram das areias cabofrienses canudo, garrafa pet, plásticos em geral, madeira, isopor, cotonete, linha, entulho, bituca de cigarro, papel de sorvete, aparelho de barbear, lata, camisinha e vidro.

Inscrições:

A prefeitura de Cabo Frio está realizando inscrições para voluntários até está quinta-feira (18), na secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Itajurú nº 131, Centro da cidade.
 

 


 

0 comentários:

Postar um comentário