BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

'Comemorações do Dia Nacional do Samba serão no sábado



02 de Dezembro - Dia do Samba

O Dia do Samba é uma homenagem a Ary Barroso, Sambista com vários sucessos como "Na Baixa do sapateiro", mas curioso é que quem instituiu a data foi um verdadeiro baiano, celebrando a data em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez. Desde entao os dois estados Bahia e Rio de Janeiro celebram a data, em geral com Shows e Festividades com nome importante da música acontecem em ambas as cidades.

Trem do Samba sai no sábado da Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz, porém nesta terça SuperVia já realiza evento de celebração à data




Rio - O Dia Nacional do Samba, que no calendário oficial é hoje, será comemorado com a partida do tradicional Trem do Samba só no próximo sábado, a partir das 13h, na Central do Brasil, e estendendo-se até a madrugada, em Oswaldo Cruz, ponto de parada de sambistas de todas os gêneros e gerações. 
Um dos motivos do adiamento são as obras no Centro do Rio, que tem deixado sobrecarregados os trens da Supervia, principalmente no fim de tarde. O evento também perdeu alguns patrocinadores em relação ao ano passado, mas não sua importância, tampouco a grandiosidade. 

Contudo, nesta sexta-feira, o Dia Nacional do Samba será lembrado com um evento de menor porte realizado pela concessionária, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU). Uma roda de samba às 14h30 na área externa da estação Central do Brasil animará os passageiros do sistema ferroviário.




Nelson Sargento vem sendo homenageado esta semana em Niterói
Foto:  Onofre Veras / Agência O Dia

Cerca de 70 integrantes do movimento farão uma festa com um repertório bastante variado. Haverá participação de membros da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e dos blocos carnavalescos Império da Leopoldina, Império do Gramacho e Boi Guerreiro, além do bloco de embalo Furdunço da Vila Operária. Também marcará presença o intérprete da Portela, Wantuir.


Festança no sábado


No sábado, o grande evento de comemoração ao Dia Nacional do Samba contará com dezenas de rodas de samba. Somente dentro dos vagões que partirão da Central à Oswaldo Cruz, serão 36. E lá, pelo menos outras 20, sem contar as que darão início às comemorações, na garagem da Central do Brasil, a partir das 13h. 

A grande homenageada desta 19ª edição será Dona Ivone Lara, uma das maiores compositoras do país, com 93 anos. Outros convidados serão o pessoal do Cacique de Ramos, a cantora Luiza Dionísio e o bandolinista Hamilton de Holanda.

A principal atração de hoje será o show da Velha Guarda da Mangueira no auditório do Serpro, no Andaraí, e a abertura da exposição Cenários da Mangueira, no Centro Cultural Cartola, na Rua Visconde de Niterói, em Mangueira (3234-5777). Em Niterói, a semana também será de comemorações, e o homenageado será Nelson Sargento, que ontem fez show no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Na quinta-feira, a atração principal será o show Sambas de Nelson, com as presenças de Marquinhos Diniz, Moacyr Luz e Zé Katimba.


    0 comentários:

    Postar um comentário