BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

segunda-feira, 23 de março de 2015

Cabo Frio comemora 25 anos da Semana Teixeira e Sousa...

Fonte: Flávia Lira/PMCF





Começou neste sábado, 21/3, a 25ª edição da Semana Teixeira e Sousa, criada com objetivo de resgatar a vida e obra do primeiro romancista brasileiro, o cabofriense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa.  Autor do livro “O Filho do Pescador”, lançado em 1843 e reeditado o ano passado em comemoração ao bicentenário do escritor.  Além do primeiro romance, é autor de mais cinco livros, assim como de peças teatrais e de obras de poesia.

A edição 2015 da semana cultural tem vários temas a serem debatidos, entre eles o seminário novos conteúdos em Literatura Afro Brasileira voltada para a aplicação da lei 10.639 que será realizado na casa do Educador Natália Caldonazzi, no bairro Portinho.

Na programação, palestra com a historiadora cabofriense Rose Fernandes, que resgata a figura Teixeira e Sousa revelando não apenas a vida literária, mas a sua vida pessoal, que será abordado no seminário, “O homem a frente do seu tempo”: contextualização histórica e social.

A semana Teixeira e Sousa é uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Cultura e o Centro de Formação Cidadã da Região dos Lagos (CENCILAGOS), entidade representativa do Conjunto do Movimento Negro de Cabo Frio e o movimento cabofriense de pesquisa da cultura negra e Coletivo de Mulheres Afro Descendente de Cabo Frio (ACOTIRENE).

As atividades acontecem em diversos pontos da cidade - como as Praças Porto Rocha, no Centro; espaços culturais como o Charitas e escolas - que serão palco de grande efervescência cultural em homenagem a Teixeira e Sousa. Além das palestras, o evento conta com seminários, exibição de vídeos, recreação infantil, manifestações da cultura afro brasileira, feira de livros, apresentações musicais e poéticas, entrega de comenda, entre outras ações.

PROGRAMAÇÃO
21/3 – Sábado
09h – Abertura Oficial – Tributo ao primeiro romancista brasileiro, homenagem no busto do escritor.

10h - Palavra das autoridades: prefeito Alair Corrêa e secretário de Cultura José Facury; Superintendente de Promoção de igualdade racial no município José Leandro Sousa Junior e representantes de instituições e sociedade cível.

10h30 – Apresentação de banda Musical

11h – Ato cultural afro brasileiro pelo dia internacional pela eliminação de descriminação racial - com apresentações de capoeira, jongo, maculelê e apresentação artística dos alunos da escola agrícola Nilo Batista.
Local: Praça Porto Rocha

20h – Ato comemorativo dos 25 anos da Semana Teixeira e Sousa com exibição audiovisual histórico das semanas. 

22/3 – Domingo
9h – Encontro recreativo literário infanto-juvenil com Teixeira e Sousa
Atividades: Oficina da palavra, apresentação de teatro de boneco, contação de história, apresentação dos bonecos da brincareta e encerramento com a apresentação da peça teatral: O Alto da Compadecida, texto de Ariano Suassuna, direção de ítalo Luiz Moreira e Jiddu Saldanha.
Local: Praça em frente ao Teatro Municipal

23/3 – Segunda-feira
10h – Oficina de Teatro com o ator Antônio Pompeo: “Construindo Teixeira e Sousa – o personagem”.
Local: Escola Municipalizada Teixeira e Sousa

19h – Seminário Teixeira e Sousa “Um homem a frente do seu tempo: contextualização histórica social” – Professora Rose Fernandes e Flávia de Jesus. Convidada especial: representante da Academia Cabofriense de Letras.
Local: FERLAGOS


24/3 – Terça-feira
10h – Oficina de Teatro com o ator Antônio Pompeo; “Construindo Teixeira e Sousa – o personagem”.
Local: Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo

19h – Seminário “Vozes e letras na diáspora africana: Literatura e identidade Brasileira”
Participantes: Doutora Sônia Santos e o professor Ricardo Rizzo, especialistas em literatura africana.
Local: Casa de Cultura José de Dome Charitas

25/3 – Quarta-feira
19h – Lançamento do livro: “Mulheres Incríveis”, com debate com a escritora Eliane Marcelino.
Local: Tenda Literária da Feira de Livros da Praça Santo Antônio

26/3 – Quinta-feira
09h – Abertura do seminário Novos conteúdos em literatura afro brasileira voltada a lei 10.639 com troca de experiências de aplicação na lei na região dos lagos.

15h – Continuação do seminário com a escritora Maria Gal, autora do livro: a bailarina e a bolha de sabão com tarde de autógrafos.
Local: Centro de Estudos de Educação Natália Caldonazzi, no Portinho.

19h – Mesa redonda A mulher em Teixeira e Sousa – um olhar sobre a obra de Carolina Maria de Jesus.
Participantes: Professora Geny Guimarães e a escritora Maria Gal
Local: Tenda Literária da Feira de Livros do Largo Santo Antônio

27/3 – Sexta-feira
19h – Mesa redonda, rumos da literatura nacional.
Participantes: Escritor e crítico literário Ueliton Farias e o professor Paulo Roberto Dos Santos e Paulo Cotias

20h – Lançamento da reedição do livro: Quarto de despejo da escritora Carolina Maria de Jesus organizado pelo crítico literário Ueliton Farias
Local: Tenda Literária da Feira de Livros do Largo Santo Antônio

28/3 – Sábado
19h – Entrega dos agraciados da comenda Teixeira e Sousa
20h – Encerramento com o show musical “Vozes da Terra”, reunindo vários interpretes no show clássico da música popular brasileira.


Local: Charitas

0 comentários:

Postar um comentário