BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 29 de abril de 2015

CABO FRIO: Artesanato ajuda a melhorar a qualidade de vida dos idosos...



A Prefeitura de Cabo Frio oferece diversas atividades para os idosos visando proporcionar melhor qualidade de vida e cidadania, através do Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI), coordenado pela Secretaria Municipal da Melhor Idade.




 
A secretaria atende em torno de 5 mil idosos em mais de 70 atividades oferecidas divididas entre saúde, lazer, cultura, esporte e educação.

 

Entre essas atividades, de segunda a sexta-feira na sede do CEMI é realizada a oficina de artesanato, que é mais um benefício para quem passou dos 60 anos. As técnicas ajudam a manter a mente mais ativa, e por este motivo que o artesanato é recomendado para quem já está na melhor idade. A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso exponha suas ideias e aptidões.

 

A professora Fátima Nazaré diz que esse trabalho melhora a depressão e as assistidas gostam quando praticada em grupos, pois estimula a interação social, evitando que os mais velhos se sintam sozinhos ou entediados pela solidão.

 

– Nossos produtos mais recentes na oficina de artesanato foram coelhos de Páscoa em tecido. Todo mundo que participou da confecção interagiu – afirma a professora.

 

As aulas funcionam durante toda semana, nas modalidades de crochê, pintura, tecido e outras áreas do artesanato.

 

Dona Delmizia Silva, de 79 anos, morava na cidade do Rio de Janeiro e chegou a Cabo Frio querendo encontrar uma atividade. A aposentada participa do CEMI há sete anos e dentre tantas aulas que pratica, o artesanato é a que mais gosta.

 

- Para minha felicidade cheguei ao CEMI há sete anos. Aqui encontro irmãos, amizades incríveis, professores e funcionários maravilhosos, que nos dão muita atenção. Faço artesanato, hidroginástica e participo do coral.

 


A Secretaria da Melhor Idade fica à Av. Teixeira e Souza, 2.228, no Trevo de São Cristóvão. Os interessados em participar das atividades da secretaria devem ter acima de 60 anos, serem moradores de Cabo Frio e se cadastrarem no Centro Especializado da Melhor Idade, munidos de CPF, RG, comprovante de residência, fator RH e atestado de saúde.

Fonte:  Marianne Rodrigues /PMCF

0 comentários:

Postar um comentário