BLOG CARLOS RIBEIRO

BLOG CARLOS RIBEIRO

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia 22 de Abril: Dia da Terra, o mais bonito dos Planetas...

 
 
O Dia Mundial da Terra, comemorado no dia 22 de abril com uma maior consciência sobre o futuro do nosso planeta.

Hoje, além de comemorarmos o dia do Descobrimento do Brasil, comemoramos o Dia Internacional do Planeta Terra. Mas você sabe quando e porque foi escolhido essa data? Não?  Então vamos te dar a resposta.



Dia Internacional do Planeta Terra

O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data. 

A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental. 

O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.

 

Morro do Arpoador Visto da Ilha Japonês ao fundo quilômetros de extensão da Praia do Forte e Dunas, Cabo Frio "A beleza de todas as coisas reside em sua essência e em nossa condição de percebe-las. A essência de perceber é a beleza suprema…" 

 
A data foi criada nos Estados Unidos na década de 70, a partir de um protesto contra a poluição, organizado pelo então senador Gaylord Nelson. A repercussão foi tamanha que a data se internacionalizou em meados dos anos 90, sendo celebrada em diversos países que se conscientizaram da importância da preservação do planeta.

As previsões que temos tido não são lá muito favoráveis, chamando a todos os seres humanos a buscar atitudes mais conscientes e sustentáveis. Claro que nada acontecerá da noite para o dia, mas várias pequenas mudanças no nosso dia a dia já fazem uma grande diferença.

Os três Rs reutilizar, reduzir e reciclar – são atitudes básicas que podem ser aplicadas ao seu dia a dia gradativamente: basta ter vontade de colaborar, ajudando o planeta!
Um dos problemas ambientais mais graves refere-se à imensa quantidade de lixo que temos gerado, que provoca o efeito estufa, poluições, doenças, etc.

Por isso, algumas dicas sobre reciclagem de lixo pra você comemorar o Dia da Terratornando-se um multiplicador da preservação ambiental , sendo um exemplo à sua família, amigos e vizinhos e cuidando para que o futuro garanta um planeta mais saudável:
Separe o lixo orgânico (restos de alimentos, papéis e embalagens descartáveis) do lixo reciclável (papéis, embalagens de plástico, papelão, etc).

Reduza a quantidade de lixo. Você pode reutilizar alguns materiais, comprar embalagens de tamanho família e preferir produtos que tenham refil.

0 comentários:

Postar um comentário