BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia 08 de Maio - Dia do Artista Plástico...




08 de maio - Dia do Artista Plástico Dia 08 de maio comemora-se o Dia do Artista Plástico. É uma data que as pessoas não celebram, não há divulgação, a maioria das pessoas, além de muitos artistas plásticos, nem lembram dela, mas ela existe. Com a intenção de não deixar esse dia passar totalmente em branco, e quem sabe, ser mais lembrado no próximo ano, resolvi escrever algumas linhas. O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.




Clique na imagem para ampliar


 
Ninguém pode negar que a Arte faz parte da vida. Aliás, a própria vida é uma Arte. Nesse contexto, eu Artista Plástico Carlos Ribeiro, parabenizo a todos os Artistas Plásticos tanto do Brasil quanto do mundo por transformarem o modo de como enxergamos as coisas. A cada dia nos tornamos espectadores do inédito e por isso levamos a arte estampada em nossas telas mas também em nosso coração! O BLOG CARLOS RIBEIRO, PARABENIZA TODOS OS MEUS AMIGOS ARTISTAS DE CABO FRIO, REGIÃO DOS LAGOS, RIO DE JANEIRO, BRASIL E DO MUNDO, FELICIDADES PELO NOSSO DIA.♥

 
Hoje é o dia do Artista Plástico!
 


Hoje é o Dia do Artista Plástico Brasileiro. A data foi escolhida em 1959, em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior (nascido em 8 de maio de 1850), um dos artistas brasileiros mais importantes do século XIX.

O Dia do Artista Plástico brasileiro é comemorado o 8 de maio, data de nascimento do José Ferraz de Almeida Júnior. Ele é considerado o mais brasileiro dos pintores do século XIX. Sua obra é importante pela temática regionalista e social, pela primeira vez abordada em arte naquele tempo. O trabalho de Almeida Júnior forma, juntamente com o de Aleijadinho e de Tarsila, um triângulo que sustenta todo o ideal nacional de uma arte genuinamente brasileira. Nasceu em Itu, São Paulo, em 8 de maio de 1850 e faleceu em Piracicaba no dia 13 de novembro de 1899.Foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela historiografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo. Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos destaques parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida. De forma semelhante, sua biografia é até hoje objeto de estudo, sendo de especial interesse as histórias e lendas relativas às circunstâncias que levaram ao seu assassinato: Almeida Júnior morreu apunhalado, vítima de um crime passional.

0 comentários:

Postar um comentário