BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 27 de fevereiro de 2016

CABO FRIO: NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO DA ASSOCIAÇÃO DOMINGO COM ARTE E GRUPO TA NA RUA GRAFFITI


"Foto: Vandalismo realizado no Forte São Matheus em Cabo Frio no final de Novembro de 2015."

A associação domingo com arte, localizada na  rua Humberto de Campos n° 75 com sua fundação desde o ano de 2002, juntamente com o Grupo TA NA RUA GRAFFITI  da cidade de Cabo Frio, e demais artistas da cidade lançam uma nota de repúdio ao acontecimento da pichação no Forte São Matheus. Um monumento turístico e histórico da cidade de Cabo Frio.

Afirmando que o ato não foi feito por nenhum artista envolvido com o evento Cabo Frio em 400 cores, onde nos dias 29,30,31 de Janeiro de 2106, foi realizado o primeiro encontro nacional de graffiti da cidade de Cabo Frio. Na qual o evento contou diretamente com mais de 65 dos melhores artistas de 7 Estados  conhecidos nacionalmente e internacionalmente, assim como esta sendo discutido em rede sociais que os envolvidos estiveram ligação com o evento, O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. 

Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite Norte-Americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, grandes painéis  bem produzidos, como os exemplos nas imagens que mostramos abaixo. Que são imagens do muro do complexo Aracy machado, onde foi feito um grande painel ao ar livre com cerca de 900 metros quadrados projeto realizado através do PROEDI.

Do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos vias públicas, ou privados sem a  concessão ou autorização do proprietário se constitui como crime  de acordo com as Leis Brasileiras nos termos do Art.65,da Lei 9.605/98 com pena de 3 meses a um ano e multa.


Segue abaixo imagens da pichação no forte e na placa com toda historia:







Assim podemos observa a diferença na arte produzida no murro do ginásio poliesportivo com o vandalismo ocorrido no forte são Matheus, aproveitando para convida toda a população da cidade para esta visitando a exposição cabo frio em 400 cores art indoor que esta acontecendo no CAV centro de artes visuais , que enceraria no dia 29 de fevereiro mais devido o grande sucesso a direção do espaço prorrogou a exposição até o dia 27 de março, o espaço funciona de terça a domingo das 17:00 as 22;00.

Desde já agradecemos .



Att; Nelson Feitosa. 




Segue abaixo fotos da verdadeira arte do grafite:








0 comentários:

Postar um comentário