BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 15 de maio de 2016

15 de Maio - Dia Internacional da Família...

dia-internacional-da-famillia

Dia 15 de maio é comemorado o Dia Internacional da Família. Essa data é conhecida internacionalmente desde 1994, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
Hoje temos uma diversidade enorme de famílias! Antigamente as famílias eram patriarcais, com pai, mãe e filhos. Os pais ocupavam o papel distante dos filhos, e eram responsáveis pelo sustento da família, como chefes de família. Talvez por isso, mantivessem um comportamento e uma severidade não tão comuns pros dias atuais.
Em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas temos várias formações familiares. O fator que mais influenciou na transformação das famílias foi a conquista da mulher no mercado de trabalho. As mulheres possuem uma independência financeira e o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Esta data é importante para que possamos rever e reavaliar nosso conceito de Família, assim como o papel e responsabilidade que cada um deve exercer dentro dela.
A família tem que ser a base e o porto seguro, um lugar onde nossas crianças devem crescer e com afetividade e encontrar proteção, segurança, amor, harmonia, carinho e aconchego. Além disso, a família deve procurar sempre compartilhar momentos de alegria juntos! Aliás, essa é a nossa filosofia.
Percebi ao longo do crescimento das minhas filhas, que os melhores momentos e os que elas mais guardavam no coração e queriam repetir, eram aqueles onde fazíamos tudo juntos! Embora elas gostem de brincar com amiguinhos, elas querem curtir com os pais quando descobrem o quanto esses momentos são especiais!
No Brasil, a data é comemorada no dia oito de dezembro, criada em 1963, pelo então presidente João Goulart.

0 comentários:

Postar um comentário