BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dia de Portugal - 10 de Junho...


Em 10 de junho comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. A data foi escolhida por lembrar a morte de Luiz Vaz de Camões em 1580. Camões foi um dos mais notáveis poetas portugueses e sua obra mais evidente foi “Os Lusíadas”.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o português é a primeira língua de pelo menos 230 milhões de pessoas ao redor do mundo, além de ser a língua oficial em nove países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau, Ilha da Madeira e Arquipélago dos Açores.
A língua portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás apenas do inglês e do espanhol.



Dia 10 de junho é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, além de ser um feriado nacional em Portugal.
O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal.
Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito, por exemplo.
Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Pela sua importância, é um dos feriados civis que não foram eliminados pelo Governo.

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

Os vascaínos, como representantes de uma das inúmeras comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, o Club de Regatas Vasco da Gama, celebram essa data em festa pelo título e com o orgulho de suas raízes e de sua origem.


0 comentários:

Postar um comentário