BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dia do Flamenguista - 28 de Outubro...


Dia do Flamenguista é comemorado anualmente em 28 de outubro, no Brasil.
torcida do Flamengo, time carioca de futebol, é uma das mais fortes e organizadas. A representação do Flamengo no Rio de Janeiro é tão presente que a torcida flamenguista foi tombada como um Bem Cultural da Capital Carioca, ganhando o prêmio "Torcida de Ouro" do Campeonato Brasileiro de 2007, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Origem do Dia do Flamenguista

Dia do Flamenguista é comemorado em 28 de Outubro por ser este o dia do padroeiro do time, São Judas Tadeus, conhecido por ser o "santo das causas impossíveis".
Todos os anos, o time faz uma missa na capela da São Judas Tadeus, na sede do Flamengo no Rio de Janeiro, com a presença de todos os jogadores, torcedores e dirigentes do time.

"Dia do Torcedor Flamenguista" foi instituido pelo Decreto de Lei nº 4679, de 15 de Outubro de 2007, pelo prefeito César Maia, com base na proposta do vereador Jorge Mauro.
A data já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

De algum modo, por alguma razão que não cabe pesquisa (embora quase todos saibam), escolheram o dia 28 de outubro como Dia do Flamenguista. Eu discordo da escolha da data. Pelo menos pra mim, todo dia é dia de Flamengo e, naturalmente, pra quem vive, sente e carrega esse amor todo dia é, por consequência, dia do Flamenguista.
Mais do que isso! Se todo dia é dia do Flamengo, todo dia é dia do Flamenguista. Afinal, nós somos o Flamengo. Só que mesmo assim, resolvi vir aqui, trocar algumas palavras com vocês.

Hoje é o dia daqueles que entendem que o futebol é jogado em campo, mas que não perdem a confiança na vitória. É o dia de todos aqueles que tem a certeza da própria força e a noção da beleza e da grandeza que carregam. É dia de todos aqueles que sabem que não somos apenas diferentes, somos melhores. Sim, melhores sem medo, porque é difícil ser humilde sendo Flamengo.
Hoje é dia de agradecer e parabenizar aos nossos irmãos de pele, coração e alma rubro-negras. Agradecer pelas festas épicas que foram feitas e lembradas. Agradecer pelas lágrimas derramadas, pelos quilômetros percorridos, pelos gritos de incentivo e pelos gols marcados. É dia de agradecer alguns pontos e tantos títulos conquistados.

Sim, nós conquistamos vários títulos. Sem jogadores, sem a confiança do resto do mundo, quase sem nada. Eram nós, nossas vozes e nossas rezas ali ao lado do gramado. Em campo, apenas o manto… Ah, e só nós sabemos quantos gols fizemos, quantos títulos levamos e quantas fomos o craque da partida. Quantas vezes deixamos que o imponderável fosse considerado o responsável por um resultado quando já sabíamos toda a verdade.
O apoio incondicional, a raça, o amor e a paixão são nossa marca, são nossa vida, são o nosso Flamengo. Mesmo com nossas festas e nossas glórias, nosso amor também sempre se fez presente. Nunca desistimos, nunca abandonamos o Flamengo. Mesmo em nossos momentos de maior mudez, seguimos carregando e seguindo nossas cores a todo lado.

Hoje o dia é seu, hoje o dia é nosso, hoje o dia é dessa Nação! Hoje, como em todos os outros dias, é dia de Flamengo! Vamos sorrir aquele sorriso levemente prepotente que temos… Amor correspondido é bom demais, vocês sabem! Vamos vestir nossos Mantos e pintar o mundo de vermelho e preto.
Flamengo hoje, Flamengo amanhã, Flamengo SEMPRE.

0 comentários:

Postar um comentário