BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 30 de abril de 2017

30 de Abril - Dia Nacional da Mulher...


 
 
Quem lembra que existe o dia nacional da mulher? Mais um dia para se parabenizar a elas. Guerreiras, delicadas, lutadoras, amadas. Mãe, amiga, namorada, chefe, parente, conhecida, vizinha, colega, esposa, amante, avó, filha... Todos esses papeis ela desenvolve com dom peculiar.
 
 
 
 
Por que se comemora essa data? Bem, foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora doConselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. 

Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher. 


Origem do Dia Nacional da Mulher

O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, como homenagem a Jerônima Mesquita, a enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Jerônima Mesquita esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

A data do Dia Nacional da Mulher foi escolhida por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita e a lei que instituiu a data no Brasil foi a 6.971/1980.


Hoje, devido a muitas reivindicações e lutas, a mulher é também dona de si, é eleitora, tem independência financeira, sexual e profissional. Emancipou-se, enfim, a mulher. A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

0 comentários:

Postar um comentário