BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Significado de Corpus Christi...

 
 
O que é Corpus Christi:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
 
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.
 
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
 
 
 
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
 
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


Mais um dia especial! O feriado de Corpus Christi, em Cabo Frio pra variar com chuva, nos dá a chance para fazermos um apanhado das nossas ações e atitudes em prol dos nossos semelhantes. O Blog Carlos Ribeiro deseja a vocês um dia de descanso e de lazer com família e com os amigos. Sem esquecer Daquele que está lá no alto a nos dar a energia vital para a Vida. Sejamos portanto gratos a Ele. Em Cabo Frio, tapetes de sal destruídos pela chuva! Boa Quinta a todos e muito obrigado pela visitinha aqui no Blog! Que Deus nos proteja!

0 comentários:

Postar um comentário