BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

04 de Outubro - Dia de São Francisco de Assis...



Francisco nasceu em Assis, na Itália, no seio de uma rica família comerciante de tecidos. Como todo espírito nobre de seu tempo, alistou-se na cavalaria. Quando partia para o combate, ouviu uma voz misteriosa que o convidou a servir “o patrão ao invés do servo”.

Esse chamado torna-se um pouco mais claro na igrejinha de São Damião, quando ouviu do crucifixo: “Francisco, vai e repara a minha Igreja, que, como vês, caminha toda a ruína”. Pensou na reconstrução material da igreja de São Damião e se pôs imediatamente à obra. Mais tarde, compreendeu então que sua missão não era a reconstrução dos templos de pedra, mas a renovação da Igreja em seus membros.

O amor à pobreza extrema, a humildade a ponto de alegrar-se com a humilhação, o hábito não apenas modesto, mas miserável, deixavam alguns perplexos ou escandalizados pelo estilo de vida de Francisco. A regra que ele havia dado a si mesmo e aos seus companheiros tinha finalidade de operar uma profunda renovação na Igreja, mas na obediência a seus pastores.

Francisco e seus frades não abandonavam o mundo para ingressar no mosteiro e salvar sua alma; viviam em contato direto com a vida das pessoas, pregando o evangelho primeiro com o exemplo e depois com a palavra. Com esse espírito, os frades espalharam-se pela Itália anunciando a todas as classes sociais a Boa-Nova.

Encontrou-se circundado não apenas por homens que haviam deixado tudo para viver humildemente com ele em pobreza, castidade e obediência, mas também o haviam seguido as damas pobres de São Damião, como irmã Clara, e muitíssimos homens e mulheres casos, que ingressaram na Ordem Terceira, associação de leigos.

04 de outubro Dia Mundial dos Animais... 




O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos em 4 de Outubro. Tudo começou em Florença, Itália em 1931, em uma convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejadas em locais por todo o mundo. O 4 de Outubro foi originalmente escolhido para o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia da festa de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.


Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.

0 comentários:

Postar um comentário