BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 2 de dezembro de 2018

Comemorações do Dia Nacional do Samba serão neste DOMINGO...


O samba tem raízes na ancestralidade e matrizes culturais africanas no Brasil - Foto: Reprodução/Agência Brasil
Comemorado em todo o País, o Dia do Samba, celebrado neste domingo (2), é homenageado por estudiosos e artistas. A data foi criada pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa e sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna, no ano de 1963. A ideia foi homenagear a primeira visita a Salvador do compositor mineiro Ary Barroso, em 1940.
Ary era querido da população local por conta da canção Na Baixa do Sapateiro, que cita o famoso bairro da capital baiana. Gravada em 1938 por Carmen Miranda, a música alcançou sucesso internacional. Inicialmente restrita a Salvador, com o passar dos anos, a data passou a ser comemorada em todo o Brasil.

Celebrações

O Museu do Samba, no Rio de Janeiro, celebra a data com programação especial até 9 de dezembro. Neste domingo (2), a instituição terá um estande na FLISAMBA 2018 - Festa Literária do Samba e Resistência Cultural, no Clube Renascença, evento que reúne samba, literatura, gastronomia e cinema.  O Museu de Arte do Rio está com a exposição O Rio do Samba: resistência e reinvenção em cartaz.
Já em Salvador, várias são as comemorações, que vão desde a Caminhada do Samba, com blocos e trios elétricos, a shows em diversos pontos da cidade, como o Centro Histórico e Rio Vermelho.

Ancestralidade

Com raízes na ancestralidade e matrizes culturais africanas no Brasil, a origem do samba veio nos batuques, que eram também uma espécie de comunicação ritual e religiosa. Em meados do século XIX, os batuques começam a se misturar com outros ritmos famosos à época e, aos poucos, foram se delineando os aspectos do samba.
No início do século XX, o samba já estava presente em diversos estados como Bahia e Minas Gerais. O gênero musical também foi se firmando, dominante em subúrbios e morros do Rio de Janeiro. Em 27 de novembro de 1916, o sambista Donga – Joaquim Maria dos Santos (1890-1974) – registrou a música "Pelo telefone", conhecida como o primeiro samba registrado em gravadoras. A partir da década de 1930, o samba foi se tornando a música nacional, uma das principais expressões culturais do País.

02 de Dezembro - Dia do Samba

O Dia do Samba é uma homenagem a Ary Barroso, Sambista com vários sucessos como "Na Baixa do sapateiro", mas curioso é que quem instituiu a data foi um verdadeiro baiano, celebrando a data em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez. Desde entao os dois estados Bahia e Rio de Janeiro celebram a data, em geral com Shows e Festividades com nome importante da música acontecem em ambas as cidades.

No Dia Nacional do Samba, preparamos um roteiro para quem quer requebrar o quadril


Marquinho de Oswaldo Cruz comanda há 21 anos o Trem do Samba

Museu do Samba, na Mangueira




Hamilton de Holanda comanda baile no sábado, no Circo Voador




Grupo Artesãos da Folia se apresenta, neste sábado, na Praça Tiradentes


Feira de antigüidades da Rua do Lavradio.

10. Pedra do Sal

Reduto histórico do samba, o local ao pé do Morro da Conceição recebe uma prestigiada roda de samba. Endereço: Largo João da Baiana s/nº, Saúde. Sex e seg, às 19h. Grátis.



Renascença Clube organiza programação especial para este fim de semana




0 comentários:

Postar um comentário