BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 19 de agosto de 2014

19 de agosto, Dia do Ator...

"Ser ator é realmente uma profissão de maluco, fascinante. A poética do ridículo, o brincar de faz de conta, o infindável universo onírico infantil e a tremenda cara de pau fazem com que os atores encantem os que os assistem e sonham junto com eles – pelo seu poder de transgressão, pela sedução, pelo poder de conscientização, pela capacidade de simplesmente entreter e pela mágica de poder ser quase todo mundo" - Antonio Calloni
 
 
$alttext 
 
 
 – Para homenagear todos os atores de teatro é comemorado no Brasil, no dia 19 de agosto, o Dia do Ator. Além dos artistas que exercem a função atualmente, os que já se foram devem ser sempre lembrados. Em 2014, o cenário brasileiro perdeu os José Wilker e Paulo Goulart, dentre outros.
 
 
Um pouco de história
 
Em uma festa que homenageava o deus Dionísio (deus do teatro, do vinho e da fertilidade) na Grécia, no século VI a.C., um homem chamado Téspis de Ática sobe em um tablado com uma máscara com rosto humano e durante este ritual sagrado, em plena praça pública, diz que ele é Dionísio. 
 
Nunca antes alguém havia fingido ser um deus, o que poderia ser interpretado como profano, mas a coragem deste homem ficou marcada como a primeira ação dramática realizada no mundo e deu a Téspis o título de primeiro ator da história do teatro ocidental. Téspis escrevia e representava e também foi responsável por defender a ideia de direitos autorais. As informações são do Laboratório Oswaldo Cruz.
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário