BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Mocidade constrói uma 'Sapucaí' onde vai realizar ensaios técnicos para o carnaval 2015...


Fonte: Jornal Extra/noticia/rio/mocidade

 
Terreno ao lado da quadra da Mocidade de Padre Miguel vai virar pista de ensaio técnico

Terreno ao lado da quadra da Mocidade de Padre Miguel vai virar pista de ensaio técnico Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo
 

 
Uma Sapucaí para chamar de sua. O antigo sonho do diretor de harmonia da Mocidade Independente de Padre Miguel, Rômulo Ramos, de 67 anos, começa a se tornar realidade. A escola de samba vai inaugurar, até o fim do ano, sua própria pista de ensaios técnicos, inspirada no Sambódromo. As obras no terreno da Avenida Brasil, onde fica a sede da escola, já começaram, com o aterramento do solo.

O protótipo tem extensão total de 215 metros e 13 de largura. O comprimento equivale a 30% da Avenida do Samba, que é de 700 metros. Além disso, o projeto tem dois recuos para a bateria. A diretoria da Verde e branco prevê que o canto de seus componentes vai melhorar significativamente e ficará mais fácil preservar as surpresas do desfile. Em 2014, a Mocidade não levou nenhum 10 no quesito evolução e apenas uma nota máxima em harmonia.

 
Ao lado da quadra, terreno vai virar passarela para ensaios
 

Ao lado da quadra, terreno vai virar passarela para ensaios Foto: Guilherme Pinto / fotos de Guilherme Pinto


— Tenho essa ideia desde o carnaval de 2009. Com a nova administração da escola e meu retorno para a Mocidade, resolvi apresentar o projeto, e aprovaram. Vamos pisar na Sapucaí com muito mais gabarito. Os ensaios que a comissão de frente faz de madrugada na Sapucaí poderão ser feitos aqui — anima-se Rômulo.

Outro ponto que contou a favor é que, a partir de agora, o controle de público nos ensaios será feito pela escola. Nos treinos na rua, geralmente, na Praça Guilherme da Silveira, era comum pessoas invadirem a pista e atrapalharem a performance. Agora, a Mocidade pretende instalar arquibancadas provisórias na sua passarela. Caixas de som serão instaladas nos postes de iluminação da pista, num sistema semelhante ao da Sapucaí.
 
De acordo com o porta-voz da presidência da escola, Rodrigo Pacheco, a iniciativa não terá custo para a agremiação. A obra seria resultado de parceria com uma construtora, que garantirá os recursos.
— Podemos ampliar a pista e fazer chegar a 400 metros. E a Mocidade não vai gastar nada com isso — garantiu.

Novos tempos na escola
 
Desde a renúncia de Paulo Vianna e a volta do contraventor Rogério de Andrade como presidente de honra, a Verde e branco tem demonstrado poder na briga pelo primeiro lugar. Além da contratação do carnavalesco Paulo Barros, a escola resolveu assinar a carteira de trabalho de todos os funcionários do barracão.
 
Inaugurada em 2012, a nova quadra da Mocidade foi alvo de polêmica. A atual sede foi financiada pela Prefeitura do Rio na gestão de Paulo Vianna. Ele fez acordo com o Ministério Público após ter sido condenado pela falsificação de assinaturas na plenária que autorizou a troca do terreno na Vila Vintém, que ficou com a prefeitura, para o da Avenida Brasil. A transferência ainda foi criticada porque estaria afastando a agremiação de sua origem. A nova pista virou, agora, argumento para defender a mudança.
 
— Ninguém se afastou. As pessoas estão voltando — diz o eletricista Claudio Rosa Casimiro, responsável pela iluminação da escola.
 


Esquentando os tamborins
 

Ensaios


Os treinos na nova pista serão realizados às quartas. Os ensaios técnicos às segundas também serão no local. A escola pretende fazer os tradicionais ensaios na Praça Guilherme da Silveira somente uma vez por mês.
 

Democrática


A escola Verde e branco não descarta a possibilidade de ceder o seu novo espaço de ensaios para outras escolas de samba, seja da Zona Oeste ou até mesmo do Grupo Especial.
 

Samba


A Mocidade conhecerá seu hino de 2015 no dia 18 de outubro. Nas semanas seguintes, começam os ensaios para o carnaval. A escola recebeu 42 sambas concorrentes. Entre as obras, há parcerias com o funkeiro Mr. Catra e com o cantor Dudu Nobre.
 

Carnaval


Os carros alegóricos e fantasias já começaram a ser produzidos. A expectativa é que tudo esteja pronto até o dia 10 de janeiro.

 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário