BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Feira Literária de Santa Teresa homenageia Ferreira Gullar e Roger Mello...




Nos próximos dias 16 e 17 de maio, o Parque das Ruínas recebe a Feira Literária de Santa Teresa - FLIST. 
Nesta edição, o evento homenageia os autores Ferreira Gullar e Roger Mello, além dos 450 anos da cidade do Rio. Em sua sétima edição, o evento conta com 130 convidados e 86 atrações. As atividades, que acontecem a partir das 10h, tem participação Catraca Livre.

A programação conta com lançamentos de livros, oficinas, leituras, contadores de história, saraus de poesia, exposições, concertos, shows, apresentações de teatro, cinema, mesas-redondas e de bate-papo. Nomes como Antônio Torres, Heloisa Seixas, Geraldo Carneiro, Diléa Frate e Paula Acioli estão no evento. Que conta com mesas-redondas com  Nei Lopes; os parlamentares Alessandro Molon, Marcelo Freixo, Jean Wyllys e Eliomar Coelho e a jornalista Ana Clara Otoni, especialista em mídias sociais.

A programação completa encontra-se no site da FLIST.
Pinterest Carmem Soares
Pinterest Carmem Soares
Evento acontece no Parque das Ruínas

a FLIST

Festa Literária de Santa Teresa – FLIST nasceu da prática literária da Biblioteca Anísio Teixeira do Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT, promotor e realizador da FLIST. Inspirada na FLIP de Paraty, a FLIST chega aos 5 anos com um formato que acreditamos ser um caminho que leva o público leitor ao encontro direto com os livros e os profissionais da área. Assim, a FLIST incentiva a leitura e soma-se a outras iniciativas literárias para transformar o Rio numa cidade leitora. No mês de maio, quando o outono chega, é tempo de derramar poesia nas ladeiras do bairro que parece ter parado no tempo e toma conta de morros e vistas da Cidade Maravilhosa. Neste ano comemorativo dos 5 anos da FLIST, batizamos nossos espaços literários com os nomes dos autores homenageados: Lygia Bojunga, Manoel de Barros, Bartolomeu Campos de Queirós, Joel Rufino dos Santos e Ana Maria Machado.


o CEAT

O Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT, escola instalada no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, desenvolve um trabalho pedagógico, com uma visão humanística da educação, para alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio.

A escola oferece aos alunos uma ampla formação cultural, estimula a sua capacidade de lidar com a diversidade sócio-cultural e busca desenvolver atitudes de compromisso e de responsabilidade pessoal com a coletividade.

Uma das iniciativas do CEAT é a Festa Literária de Santa Teresa – FLIST, ampliando-se a cada ano com novos parceiros e convocando mais e mais leitores para as discussões literárias.


Em todas as edições da FLIST consagramos autores e propomos atividades que giram em torno das obras das personalidades homenageadas. Em 2013, homenageamos Ana Maria Machado.

Bem vindos à FLIST!

Queremos compartilhar com o grande público uma programação com excelentes palestras, exposições, oficinas e apresentações.
Estão todos convidados a se apaixonarem pela Literatura!

Fonte: Emília Maria Fernandes
Diretora do CEAT

os  homenageados


Ferreira Gullar 



Roger Mello

0 comentários:

Postar um comentário