BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ano bissexto. O que é e por que existe?




Se queremos entender por que os anos bissextos existem, devem atentar para o movimento da Terra ao redor do Sol: nosso planeta gira 365,24219 vezes durante uma órbita completa ao redor do astro, de modo que um ano dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos – e não simplesmente 365 dias.
O imperador romano Júlio César teve a ideia de criar o ano bissexto. Se a cada ano nós contássemos apenas os 365 dias, perderíamos quase seis horas anuais, as quais precisamos de alguma forma recuperar. Assim, durante três anos contamos os 365 dias, e no quarto – o ano bissexto – recuperamos o dia que falta, acrescentando este dia 29 a fevereiro.

5 fatos curiosos sobre os anos bissextos



Criados no século 1 a.C., ano bissexto gera reclamações por 'trabalho de graça' e campanhas por trabalho voluntário no dia 29 de fevereiro.




365,2422 dias - é este o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
No atual calendário ocidental, adotado no final do século 16, um ano tem 365 dias. Para manter nossos relógios em sincronia com a Terra e suas estações, os 0,2422 que sobram - ou 5 horas, 48 minutos e 46 segundos - são somados, resultando em um dia extra a cada quatro anos.
É o que ocorre neste ano de 2016, que terá 366 dias.
Veja cinco curiosidades sobre anos bissextos:
1. A culpa é dos romanos
Sob o domínio de Júlio Cesar, no primeiro século a.C., astrônomos receberam a tarefa de melhorar o calendário romano antigo, que tinha 355 dias por ano com um mês extra de 22 dias a cada dois anos. Acreditava-se que o calendário havia se desencontrado completamente das estações.
Assim foi criado o ano de 365 dias, com um dia a mais em alguns anos para incorporar as horas extras - dando origem ao ano bissexto.
O mês que levava o nome do estadista - julho, que antes era "quintilis" - tinha 31 dias, enquanto agosto, que antes era conhecido como "sextilis", tinha apenas 30.
De acordo com os escritos de um acadêmico parisiense do século 13 chamado Sacrobosco, quando Augusto virou o primeiro imperador do recém-estabelecido Império Romano, ele queria um mês dedicado a ele - e um que tivesse a mesma importância para Julio César.
Então fevereiro, que tinha 29 dias ou 30 nos anos bissextos, passou a ter 28 dias - o dia "perdido" foi para o mês de agosto, que ficou com 31.
Houve outros ajustes ao longo dos anos.
Em 1582, foi elaborado o Calendário Gregoriano, que definiu novas regras para o cálculo dos anos bissextos. A parti daí, seriam bissextos apenas os anos múltiplos de 400 e os múltiplos de 4 e não múltiplos de 100. Exemplo de anos bissextos: 2000, 1600, 2016, 2012, 2004. Exemplo de anos não bissextos: 1700, 1800 e 1900.
2. Revolução dos trabalhadores
Se você ganha por mês, anos bissextos são más notícias.
Tecnicamente você está trabalhando um dia a mais sem receber por isso, já que o salário anual é o mesmo em anos com 366 dias.
Mas há um tema mais complexo por trás disso, já que avaliar o impacto econômico em anos bissextos é complicado.
A maioria das pessoas que lidam com estatísticas usa números arredondados para medir variáveis econômicas, como PIB, para fazer todos os fevereiros comparáveis.
Então fevereiro é considerado um mês com 28 dias acrescido de um quarto de um dia todo ano, sendo bissexto ou não.
Isso levou um professor de ensino médio de Maryland a dar início à "Revolução Sem Trabalho em Ano Bissexto" em 2008, embora a campanha ainda não tenha se materializado em um feriado extra por ano em nenhum lugar no mundo, como ele defende.
Alguns também poderiam dizer que trabalhadores recebem mais do que deveriam em fevereiro, já que esse mês é mais curto que os outros.
Mas a ideia de compensar por uma perda econômica de ter um dia extra no ano existe há cerca de um século.
Entre as alterações do calendário atual que foram propostas durante os séculos, uma das mais populares foi o chamado "Calendário Mundial", criado em Nova York em 1930, que queria mudar o 29 de fevereiro (do ano bissexto) para 31 de junho e transformar a data em feriado mundial.
3. Resoluções de ano bissexto
De forma mais modesta, pequenas "revoluções" estão sendo feitas por pessoas que agem para "retomar o dia" e gastam as horas extras com trabalhos voluntários e ajudando os outros.
"Doe seu dia a mais para caridade", diz a instituição Easyfundraising.org e muitas outras, principalmente na Europa e nos EUA.
Há campanhas para fazer as pessoas doarem, participarem ou arrecadarem fundos para diferentes causas, de pesquisa sobre câncer a atividades de extensão em universidades.
A chave, dizem as instituições de caridade, é que os chefes concordem em dar aos empregados o pagamento do dia 29 - mas, nem precisa dizer, quase nenhum quer fazer isso.
No Twitter, participantes estão usando a hashtag #ExtraDay (dia extra) e #LeapDay2016 (Dia bissexto 2016) para dizer o que estão fazendo.
Além da filantropia, outros usam o dia extra para agilizar planos de negócios atrasados.
Este ano, a agência de marketing digital escocesa Attacat tentará fundar uma nova empresa, do zero, em um único dia. Os funcionários não vão saber o que o que será a nova empresa até chegarem ao trabalho hoje.
"Como muitos empreendedores, tive muitas ideias de start-ups ao longo dos anos, mas nunca tive tempo para colocar as ideias em ação... então tive essa ideia", diz Tim Barlow, diretor-gerente.
"E não estamos falando sobre algo que está aqui hoje e não estará amanhã. Estamos nos esforçando para criar um negócio que dure."
4. Feliz aniversário - a cada quatro anos
Quando falamos sobre esta anormalidade do calendário, fica claro que os mais afetados por isso são os aniversariantes de 29 de fevereiro.
Eles só podem comemorar o aniversário "mesmo" a cada quatro anos. Muitos se acostumaram a comemorar no dia 28, mas dizem que não é a mesma coisa.
"Quando criança, era um problema. Agora me acostumei e acho divertido quando conto para os outros", disse à BBC o grego Dimitrios Michalopoulos.
As chances de nascer no dia 29 de fevereiro são relativamente pequenas - 1 em 1.461.
Atualmente, cerca de 4,1 milhão de pessoas fazem aniversário neste dia.
O cartunista Jaguar, o compositor italiano Rossini, o papa Paulo 3º e o rapper Ja Rule são algumas figuras públicas nascidas neste dia.
A boa notícia é que todos os bebês nascidos no dia 29 podem ter uma festa para ele na cidade de Anthony, no Texas (EUA).
A autoproclamada "Capital do Ano Bissexto" tem um festival de quatro dias que inclui um grande jantar de aniversário para os nascidos em 29 de fevereiro.
5. Mulheres de joelhos
Em alguns países, anos bissextos são associados a rituais e crenças - muitos tem a ver com casamentos.
No séc. 19, mulheres eram incentivadas a fazer pedidos de casamento com cartões postais (Foto: BBC)No séc. 19, mulheres eram incentivadas a fazer pedidos de casamento com cartões postais (Foto: BBC)





Na Grécia, por exemplo, casais evitam se casar em anos bissextos porque eles acreditam que isso traz azar.
Mas, em vários outros países, o dia 29 de fevereiro é conhecido como aquele em que mulheres pedem homens em casamento.
O costume não chegou no Brasil, mas se popularizou no século 19. Mulheres eram incentivadas a fazer pedidos com cartões postais, mas as origens da tradição não são tão conhecidas.
Dizem que a tradição vem do século 5, quando uma freira irlandesa chamada Santa Brígida reclamou com São Patrício que as mulheres tinham que esperar muito até que os pretendentes fizessem os pedidos.
A lenda diz que São Patrício expediu um decreto que deu às mulheres o direito de fazer o pedido a cada quatro anos.
Outra história, mais duvidosa, diz que a tradição vem de uma antiga lei escocesa.
A rainha Margaret da Escócia estaria por trás de uma lei de 1288 que permitiu que mulheres solteiras tivessem a liberdade de fazer pedidos de casamento durante o ano bissexto; os homens que recusassem eram multados. Mas acadêmicos não encontraram provas desta lei em suas pesquisas.
Alguns veem esta ligação de pedidos de casamento com ano bissexto como um símbolo das mulheres por direitos iguais aos homens, enquanto muitos acham o contrário, como uma forma de reforçar os papéis tradicionais de gênero.
Em 1904, a colunista Elizabeth Meriwether Gilmer, uma das mais populares jornalistas mulheres de seu tempo, escreveu: "Uma prerrogativa para as mulheres nos anos bissextos, como a maioria das suas liberdades, é apenas uma zombaria glamourosa".

sábado, 27 de fevereiro de 2016

CABO FRIO: NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO DA ASSOCIAÇÃO DOMINGO COM ARTE E GRUPO TA NA RUA GRAFFITI


"Foto: Vandalismo realizado no Forte São Matheus em Cabo Frio no final de Novembro de 2015."

A associação domingo com arte, localizada na  rua Humberto de Campos n° 75 com sua fundação desde o ano de 2002, juntamente com o Grupo TA NA RUA GRAFFITI  da cidade de Cabo Frio, e demais artistas da cidade lançam uma nota de repúdio ao acontecimento da pichação no Forte São Matheus. Um monumento turístico e histórico da cidade de Cabo Frio.

Afirmando que o ato não foi feito por nenhum artista envolvido com o evento Cabo Frio em 400 cores, onde nos dias 29,30,31 de Janeiro de 2106, foi realizado o primeiro encontro nacional de graffiti da cidade de Cabo Frio. Na qual o evento contou diretamente com mais de 65 dos melhores artistas de 7 Estados  conhecidos nacionalmente e internacionalmente, assim como esta sendo discutido em rede sociais que os envolvidos estiveram ligação com o evento, O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. 

Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite Norte-Americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, grandes painéis  bem produzidos, como os exemplos nas imagens que mostramos abaixo. Que são imagens do muro do complexo Aracy machado, onde foi feito um grande painel ao ar livre com cerca de 900 metros quadrados projeto realizado através do PROEDI.

Do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos vias públicas, ou privados sem a  concessão ou autorização do proprietário se constitui como crime  de acordo com as Leis Brasileiras nos termos do Art.65,da Lei 9.605/98 com pena de 3 meses a um ano e multa.


Segue abaixo imagens da pichação no forte e na placa com toda historia:







Assim podemos observa a diferença na arte produzida no murro do ginásio poliesportivo com o vandalismo ocorrido no forte são Matheus, aproveitando para convida toda a população da cidade para esta visitando a exposição cabo frio em 400 cores art indoor que esta acontecendo no CAV centro de artes visuais , que enceraria no dia 29 de fevereiro mais devido o grande sucesso a direção do espaço prorrogou a exposição até o dia 27 de março, o espaço funciona de terça a domingo das 17:00 as 22;00.

Desde já agradecemos .



Att; Nelson Feitosa. 




Segue abaixo fotos da verdadeira arte do grafite:








quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

BLOG CARLOS RIBEIRO AGENDA CULTURAL...



 
 
O melhor portal de Arte da Web comunica
que atualizou suas Paginas e convida para um novo encontro." 

 
Sugere as Paginas:
 
 
 
 
 
Exposição - Embu das Artes - SP
Inscrições e entrega das obras: até 15/4/2016 - para a seleção de obras enviar imagens, via e-mail até 02/4/2016
Endereço para entrega das obras:
Cia. Arte e Cultura
Alameda dos Guatás, 445 – Saúde – São Paulo/SP
 CEP 04053-041.

Montagem: 19/4/2016
Abertura:  sábado 23/4/2016 das 9:00 às 18:00 horas
Cerimonia de Premiação: das 13:30 às 15:30 horas
Coquetel: à partir das 15:30 às 18:00 horas 
Encerramento: 30/4/2016
A cidade de Embu das Artes é turística, possui muitos atrativos para visitação, a feira aos domingos na praça atrai muita gente.
Regulamento / Ficha de inscrição:


Contato:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CONVITE

A Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP tem o prazer de convidar V. Sª. e família para a palestra da Acadêmica Titina Corso sobre “Interferências Plásticas e Digitais sobre fotografias: A Arte do Século XXI”. Declamações de poesias. Sorteio de livros.

Data: 14 de março de 2016, segunda-feira, às 16 horas.
Local: FALB / FALARJ
Rua Teixeira de Freitas, nº. 05 – sala: 303 - Passeio Público/RJ. 

Acad. Eliane Mariath Dantas
Presidente
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
01/03
3ª feira 18:00
ConcertoConcerto Música de Câmara
Mozart: 
Sonata Violino K. 454
A. S. Mutter, L. Orkis

Beethoven:
 Quarteto Cordas nº9 Op. 59 nº3 "Rasumovsky"
Quarteto Belcea 

Brahms: 
Quinteto Clarineta Op. 115
S. Kam, Quarteto Jerusalem      95 minutos
02/03
4ª feira 15:00
ConcertoDmitri Hvorostovsky e Elina Garanca em Moscou 2015Bizet, Tchaikovsky, Mascagni, Verdi, Donizetti, Lehar     90 minutos
02/03
4ª feira 18:00
Filme
Apenas uma Chance (One Chance, 2013)
Rapaz tímido deseja ser um cantor lirico. Passará, então, por imensas
dificuldades até alcançar seu sonho.
J. Corden, A. Roach, J. Walters
Legenda: Português      104 minutos
03/03
5ª feira 15:00
Ballet 
Ballet Trocadero (2001)Grupo de dança formado por bailarinos que parodiam
os grandes clássicos da dança
Lago dos Cisnes, Les Sylphides, Pas de Quatre, Paquita     112 minutos
03/03
5ª feira 18:00
Recital Duo Martha Argerich - Daniel Barenboim
Mozart: 
Sonata 2 Pianos K. 448 

Schubert: 
Variações Lá Bemol Maior 
Stravinsky: 
Sagração da Primavera      80 minutos 
04/03
6ª feira 15:00
Ópera 
Otello (Verdi) J. Vickers, M. Freni, P. Glossop
H. V. Karajan, O. F. Berlim, 1973
Legenda: Inglês      140 minutos
     
Apresentação: Walter Monken 
05/03
sábado 10:00
Concerto Ciclo "Mendelssohn - Programa 3" Sinfonia nº4 Op. 90 "Italiana"
Sonho de Uma Noite de Verão - Música Incidental Op. 21 e 61
P. Jarvi, O. S. Radio Frankfurt      83 minutos
05/03
sábado 14:30
Ópera 
Pescadores de Pérolas (Bizet) (Versão Inédita)
M. Polenzani, D. Damrau, M. Kwiecien
G. Noseda, Metropolitan Opera, 2016
Legenda: Inglês       145 minutos     
Apresentação: Euclides Penedo Borges
08/03
3ª feira 15:00
Concerto Kodaly: Danças de Galanta
I. Fischer, O. F. Berlim 

Bruch: 
Concerto Violino nº1 Op. 26
V. Repin, S. Rattle, O. F. Berlim 

Mahler: 
Sinfonia nº1
C. Abbado, O. F. Berlim      102 minutos 
08/03
3ª feira 18:00
Concerto
La Dolce Vita - A Música do Cinema Italiano (2015)Concerto acompanhado de projeções de grande beleza com as
obras mais conhecidas do cinema italiano.
R. Fleming, J. Bell, J. Groban
A. Gilbert, O. F. Nova York      82 minutos
09/03
4ª feira 15:00
Recital Panorama do Piano - Programa 4
Bach: 
Partita nº6 

Chopin:
 Preludios Op. 28 
Debussy:
 Arabesques nº1 e 2 Suite Bergamasque
M. Perahia, D. Trifonov, A. Ciccolini      100 minutos 
09/03
4ª feira 18:00
Documentário 
Stradivarius - O Mistério do Violino Supremo Documentário que aborda a profunda pesquisa de Luthiers e
cientistas para descobrir o mistério que envolve a excelência dos
violinos criados por Antonio Stradivari 
Legenda: Português      88 minutos 
10/03
5ª feira 15:00
Ópera Roberto Devereux (Donizetti) (Versão Inédita)
M. Devia, G. Kunde, S. Santafé
B. Campanella, Teatro Real Madrid, 2015
Legenda: Espanhol       146 min
11/03
6ª feira 15:00
Ballet Nina Ananiashivili e International Stars - Programa 2 
N. Ananiashvili, V. Pisarev, A. Liepa I. Zelensky      130 minutos
12/03
sábado 10:00
Concerto Programa Stravinsky Petrushka, Sagração da Primavera
G. Dudamel, O. S. Simon Bolivar      90 minutos
12/03
sábado 14:30
Ópera 
Bodas de Fígaro (Mozart) (Versão Inédita)
I. Abdrazakov, M. Petersen, P. Mattei, A. Majeski
J. Levine, Metropolitan Opera, 2014
Legenda: Português        180 minutos  
 Apresentação: Mendel Mendlewicz 
15/03
3ª feira 15:00
Concerto 
Ciclo "Música Russa - Programa Tchaikovsky"Abertura 1812, Serenata Melancolica Op. 42, Valsa-Scherzo Op. 34,
Melodia Op. 42, Sinfonia nº5 Op. 64
D. Kashimoto, A. Nelsons, O. F. Berlim      96 minutos 
15/03
3ª feira 18:00
ConcertoConcerto de Paris 2014 A. Netrebko, E. Garanca, P. Beczala, L. Nouri, N. Dessay, O. Peretyatko
D. Gatti, O. National de France      90 minutos
16/03
4ª feira 15:00
Ópera A Danação de Fausto (Berlioz) (Versão Inédita)
M. Giordani, S. Graham, J. Relyea
J. Levine, Metropolitan Opera, 2008
Legenda: Espanhol       142 minutos    
Apresentação: Mendel Mendlewicz
17/03
5ª feira 15:00 
Ballet Gala Tributo a Nureyev (2013)La Sylphide, La Bayadere, Manon, Raymonda
E. Obraztsova, E. Ivanchenko, T. Rojo, F. Bonelli, A. Dupont, M. Heymann
103 minutos
17/03
5ª feira 18:00
Concerto Bruckner: Sinfonia nº8 (Versao Blu Ray)
D. Barenboim, Staatskapelle Berlin       85 minutos
18/03
6ª feira 15:00
Opereta Ciclo "As Operetas do Cinema"
O Violinista no Telhado 
(Fidder on The Roof, 1971)
Topol, P. Collier, N. Crane
Legenda: Português       180 minutos
19/03
sábado 10:00
ConcertoBeethoven: Concerto Tríplice Op. 56
R. & G. Capuçon, M. Argerich, G. Dudamel, O. J. Simon Bolivar 

Ravel: 
Alborada del Gracioso
S. Rattle, O. F. Berlim 

Saint-Saens: 
Sinfonia nº3 "Órgão"
Z. Mehta, O. F. Berlim        90 minutos
19/03
sábado 14:30
Ópera Rusalka (Dvorak)R. Fleming, P. Beczala, E. Magee
Y. Nezet-Seguin, Metropolitan Opera, 2014
Legenda: Português       172 minutos     
Apresentação: Mendel Mendlewicz
22/03
3ª feira 15:00
Concerto Concerto Música Francesa
Chausson: 
Poème de L'Amour et de La Mer 

Debussy: 
Danse Sacrée et Profane 
Fauré: 
Requiem
S. Koch, M. P. Langlamet, A. Erod, C. Karg
C. Thielemann, O. F. Berlim      88 minutos
22/03
3ª feira 18:00
Concerto Bach: Missa Si Menor BWV 232
J. Nelson, Ensemble Orchestral de Paris       108 minutos
23/03
4ª feira 15:00
ConcertoHandel: La Resurrezione
T. Lehtipuu, C. Tilling, S. Prina, C. Karg, C. Purves
E. Haim, O. F. Berlim
Legenda: Inglês      130 minutos
24/03
5ª feira 15:00
Concerto Bach: Paixão S. Mateus BWV 244
I. Fisher, O. Concertgebouw Amsterdan
Legenda: Espanhol      174 minutos
29/03
3ª feira 15:00
Ballet Ciclo "A Dança no Cinema"
Ver, Gostar e Amar 
(The Belle of New York, MGM, 1952)
F. Astaire, V. Ellen
Legenda: Português      82 minutos
29/03
3ª feira 18:00
ConcertoBeethoven: Concerto Piano nº1 Op. 15 
Beethoven: 
Sinfonia nº7 Op. 92
D. Barenboim, O. F. Berlim      95 minutos
30/03
4ª feira 15:00
Ópera Ciclo "Anel do Nibelungo - 140 anos (1876-2016)" - O Ouro do Reno (Wagner) B. Terfel, S. Blythe, E. Owens
J. Levine, Metropolitan Opera, 2010
Legenda: Português      162 minutos    
Apresentação: Walter Monken
31/03
5ª feira 15:00
Concerto 
BBC Proms 2010 - Gala Richard Rodgers & Oscar Hammerstein Concerto com os principais musicais da dupla de famosos compositores da Broadway
e Hollywood.     112 minutos
31/03
5ª feira 18:00
Concerto Concerto Waldbühne 2011Shostakovich, Rota, Respighi
R. Chailly, O. F. Berlim      105 minutos 
OBS: A Programação poderá ser alterada sem aviso prévio por motivo de força maior
Rua Miguel Lemos 44/gr.304 - Copacabana - tels: 2513-5772/5839 - fax: 2267-5763
 
 
 
BLOG CARLOS RIBEIRO