BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 21 de março de 2017

21 de Março Dia Mundial da Infância...




Respeito são melhor compreendidos pelos pequenos por meio de atitudes que os pais tomam no dia-a-dia

Dia 21 de março foi oficializado como o Dia Mundial da Infância. Quando pensamos no Brasil especificamente, essa data tem sua importância consideravelmente elevada, basta lembrarmos que, em 2012, mais de quatro milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalhavam, e mais de meio milhão ainda estão fora da escola.



A primeira fase de vida é fundamental para o desenvolvimento e tem um impacto importante na situação social, psicológica e econômica da criança. A educação infantil tem uma grande importância para desenvolvimento da criança, por isso temos que considerar o verdadeiro papel da escola e de seus educadores no processo educativo.




Durante a infância, a criança precisa ser estimulada brincando, cantando e falando, além de receber atendimento em saúde, educação e apoio afetivo da sua família e de serviços públicos competentes.





Falar sobre valores éticos e morais com uma criança parece tarefa complicada. Afinal, de que maneira ela conseguiria compreender que corrupção, desonestidade, egoísmo e ganância são atitudes que podem prejudicar as pessoas ao redor - e por isso devem ser evitadas? Esse tipo de ensinamento se dá melhor por meio do exemplo e das atitudes corriqueiras e cotidianas dos pais, sem a necessidade de "discutir a relação" para determinar o que é certo e errado.

Nessa Terpça feira (21), data em que é comemorado o Dia Mundial da Infância, vale refletir sobre os valores que influenciam a formação dos pequenos e que também impactam a fase adulta. São eles, além de outros fatores, que determinam uma infância plena, segura e feliz. A data, instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude, tem como objetivo celebrar e garantir direitos fundamentais das crianças, para que elas se realizem como pessoas e cidadãs no convívio social.

0 comentários:

Postar um comentário