quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

terça-feira, 8 de dezembro de 2020
Dia 8 de Dezembro - Dia Internacional da Família...


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Dia Nacional do Samba 2 de Dezembro de 2020 (Quarta-feira)...
O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro.
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba seria popularizado virando o ritmo oficial da festa.
O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.
Origem do Dia do Samba
O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.
Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de "Aquarela do Brasil", entre outras canções.
É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista.
Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.
Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, o Samba enredo, o Samba pagode, o Samba carnavalesco, o Samba de gafieira e etc.
No Rio de Janeiro comemora-se também o dia do pagode, em 18 de maio, instituído pela Lei nº 2045 de 18 de dezembro de 1992.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Dia do Evangélico 30 de Novembro de 2020 (Segunda-feira)...
Instituída pela Lei nº 12.328, de 15 de setembro de 2010, a data homenageia aqueles que seguem esta vertente da doutrina cristã.
Dados do IBGE afirmam que o número de fiéis evangélicos já correspondem a 22% da população brasileira e o Rio de Janeiro seria o estado que concentra o maior número de seguidores.
O Dia do Evangélico é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.
O 30 de novembro, por exemplo, é comemorado pelos evangélicos do Distrito Federal, que consideram o Dia do Evangélico como um feriado, a partir da Lei Distrital nº 963/1995.
Já no estado de Rondônia, o Dia do Evangélico é comemorado em 18 de junho, sendo a data definida pela Lei Estadual nº 1.026/2001. Em Rondônia esta data também é um feriado.
Em outras cidades, como Cuiabá, o Dia do Evangélico, que é celebrado em 31 de agosto, é considerado apenas ponto facultativo.
Normalmente, o Dia do Evangélico é marcado por festas, cultos e fóruns de música gospel, além de palestras onde são discutidos assuntos referentes à religião evangélica.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020
25 de novembro: dia mundial pelo fim da violência contra a mulher...

sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Dia Nacional da Consciência Negra 20 de Novembro de 2020 (Sexta-feira)...
O Dia da Consciência Negra, ou Dia de Zumbi, é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.
Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares, morrendo assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, Zumbi representa a luta dos negros e a consciência negra.
Consciência negra é o sentimento que os negros apresentam relativamente a sua história e a sua herança cultura, o que encoraja a luta negra contra a discriminação.
Por esse motivo, o objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, o que podemos constatar na música, na política, na religião, na gastronomia e entre várias outras áreas profundamente influenciadas pela cultura negra.
História da consciência negra
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, liderado por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.
O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.
Já o Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios.
Frases inspiradoras de personalidades sobre a consciência negra
"Como negra, não quero mais ser objeto de estudo, e sim o sujeito da pesquisa." Djamila Ribeiro
"Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos." Malcom X
"A Consciência Negra é, em essência, a percepção pelo negro da necessidade de reunir-se com seus irmãos em torno da causa de sua opressão." Steve Biko
"Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, estou mudando as coisas que eu não posso aceitar." Angela Davis
"Não sou descendente de escravos. Sou descendente de pessoas que forma escravizadas." Makota Valdinha
Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra
Confira os estados e cidades que consideram o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado:
- Alagoas - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95
- Amazonas - Todos os municípios, Lei nº 84/2010
- Amapá - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007
- Bahia - 3 municípios
- Espírito Santo - 2 municípios
- Goiás - 4 municípios
- Maranhão - 1 município (Pedreiras)
- Minas Gerais - 11 municípios
- Mato Grosso do Sul - 1 município (Corumbá)
- Mato Grosso - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002
- Paraná - 3 municípios
- Rio de Janeiro - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002
- Rio Grande do Sul - Todos os municípios - facultativo, Lei Estadual nº 8.352
- São Paulo - 102 municípios
- Tocantins - 1 município (Porto Nacional).
Temos certeza que você vai gostar destes artigos:
- Dia da Consciência Negra: pessoas que fizeram história
- Dia da Consciência Negra: 7 filmes para refletir sobre a data
- Dia do Samba: mulheres importantes no samba
No Rio, Dia da Consciência Negra tem lavagem do busto de Zumbi

quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Dia da Bandeira - 19 de Novembro de 2020 (Quinta-feira)...
A comemoração da bandeira recorda o dia 19 de novembro de 1889, data em que a bandeira republicana nacional foi instituída como a bandeira oficial do Brasil.
A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.
A história do Dia da Bandeira do Brasil
No dia 19 de novembro de 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial, que vigorou durante 67 anos, pela bandeira da República.
A nova bandeira, desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.
A bandeira do Brasil manteve o retângulo verde e o losango amarelo, com algumas alterações. A Faixa branca, onde se lê "Ordem e Progresso", e 21 estrelas numa esfera azul foram inseridas na criação da nova bandeira.
No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação, como prevê a Lei n. 8.421, de 11.05.1992, que determina que os novos estados devem ser representados por estrelas.
Atividades para o Dia da Bandeira
Normalmente, para celebrar esta data, escolas, clubes, órgãos governamentais e demais instituições públicas e privadas organizam desfiles ou eventos que visam manifestar o patriotismo e amor pela nação brasileira.
Neste dia, é interessante hastear a bandeira e entoar o seu hino. Além disso, há diversas atividades que podem ser desenvolvidas de acordo com a faixa etária trabalhada.
Sugestões para crianças
- Colagem da bandeira brasileira com material reciclável
- Encenação da história do Dia da Bandeira
Sugestão para os maiores
- Criação de um poema em homenagem à bandeira brasileira
- Explicação da relação do Positivismo com a bandeira do Brasil
Qual o significado das cores da bandeira nacional?
As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, cada qual com um significado distinto:
- o branco significa o desejo pela paz;
- o azul simboliza o céu e os rios brasileiros;
- o amarelo simboliza as riquezas do país;
- o verde simboliza as matas (a rica floresta brasileira).
No entanto, as cores verde e amarelo já estavam presentes na antiga bandeira brasileira imperial. O verde significava a Casa de Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo, a Casa dos Habsburgos, de Dona Leopoldina.
Hino à Bandeira
O hino à Bandeira tem letra do poeta Olavo Bilac e música de Francisco Braga. Foi adotado em 1906 e é tocado especialmente em Brasília, por ocasião da troca de bandeiras e em comemorações cívicas.
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Dia da Bandeira do Brasil: dados e curiosidades sobre o símbolo...
Dados e curiosidades sobre a bandeira do Brasil:
- Em 1908 o Deputado Venceslau Escobar pregou a supressão da faixa com o lema “Ordem e Progresso”, como forma de tirar da Bandeira Nacional a divisa de uma seita positivista.
- Em 1982 o Deputado Oliveira Valadão, com o apoio de mais catorze parlamentares, apresentou projeto visando à retirada do lema “Ordem e Progresso” da Bandeira Nacional.
- O jurista Celso Bastos critica alterações por meio de Decreto, proclamando a imprescindibilidade de emenda constitucional para a alteração de quaisquer detalhes dos Símbolos Nacionais, como, por exemplo, a inclusão de uma nova estrela na Bandeira Nacional, no caso de criação de um novo Estado.
- a estrela que aparece solitária sobre a faixa branca do globo celeste no centro da bandeira, ao contrário do que muito pensam, não representa o Distrito Federal. É a estrutura alfa da constelação de virgem, chamada “spica” (espiga) e representa o Estado do Pará.
• nos edifícios-sede dos Ministérios;
• nas casas do Congresso Nacional;
• no Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais Superiores;
• nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos Estados e do Distrito Federal;
• nas Prefeituras e Câmaras Municipais;
• nas repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa de fronteira;
• nas missões diplomáticas, delegações junto a organismos internacionais e repartições consulares de carreira;
• nas unidades da marinha mercante.
