BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

terça-feira, 26 de julho de 2011

Passeio ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro mobiliza crianças do Projeto Defesinha


Um dos passeios mais aguardados pelas crianças que participam do Projeto Defesinha acontecerá nesta quarta-feira (27), a partir das 7h. A visita ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, um passeio inédito na região, mobilizou as mais de cem crianças, que tiveram que recolher duas toneladas de garrafas pet para obter o lanche, viabilizado por uma empresa de reciclagem da cidade.

Aliás, os participantes superaram a meta exigida pela companhia: os estudantes recolheram meia tonelada a mais do que o pedido. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Marcus Dothavio, os participantes estão muito empenhados e preocupados em preservar o meio ambiente. “São quase três toneladas que deixaram de poluir o meio ambiente”, frisou Dothavio.

Os ingressos ao Zoológico foram oferecidos pela Fundação RioZoo e cerca de cem crianças, devidamente autorizadas pelos pais, irão ao passeio. A visita guiada por instrutores terá como objetivo fornecer todas as informações sobre os animais que são mantidos no local.

A passagem por pontos estratégicos cumprirá o roteiro dos vários circuitos existentes, como o das aves e dos animais silvestres.

As atividades educativas, porém, não serão esquecidas. Dothavio informa que os estudantes participarão de uma gincana cultural. “Haverá palestras de conscientização sobre o meio ambiente e dentro do roteiro, as crianças terão que recolher o maior número de materiais recicláveis”, detalhou o coordenador.

Segundo ele, a gincana terá quatro pelotões: o Defesinha (de 4 a 7 anos), o Defensor (de 8 a 11 anos) e o Protetor (de 12 a 14 anos). E para completar a diversão da meninada, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro oferecerá aos participantes passeios de pedalinhos e de bicicletas dentro da Quinta da Boa Vista.

Outros destinos

Por Renata Souza

Até o momento as crianças já realizaram várias atividades como as visitas ao Dormitório das Garças, ao Canto do Forte (Boca da Barra), a Casa da Flor, além de um passeio de escuna em Búzios. Durante o período do Projeto os participantes vão estar em contato direto com natureza. Serão realizadas visitações a área de preservação ambiental da Serra de Sepeatiba e as praias aldeenses. As crianças, também, vão aprender um pouco mais sobre cultura. Elas irão visitar o Museu Arqueológico de Araruama. Ainda serão passadas para aos participantes, doutrina de Defesa Civil (ações preventivas), noções de cidadania e civismo.

O Projeto Defesinha é uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Defesa Civil com apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social.

0 comentários:

Postar um comentário