BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

sábado, 21 de março de 2015

21 de Março Dia Mundial da Infância...




Respeito são melhor compreendidos pelos pequenos por meio de atitudes que os pais tomam no dia-a-dia

Dia 21 de março foi oficializado como o Dia Mundial da Infância. Quando pensamos no Brasil especificamente, essa data tem sua importância consideravelmente elevada, basta lembrarmos que, em 2012, mais de quatro milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalhavam, e mais de meio milhão ainda estão fora da escola.



A primeira fase de vida é fundamental para o desenvolvimento e tem um impacto importante na situação social, psicológica e econômica da criança. A educação infantil tem uma grande importância para desenvolvimento da criança, por isso temos que considerar o verdadeiro papel da escola e de seus educadores no processo educativo.




Durante a infância, a criança precisa ser estimulada brincando, cantando e falando, além de receber atendimento em saúde, educação e apoio afetivo da sua família e de serviços públicos competentes.





Falar sobre valores éticos e morais com uma criança parece tarefa complicada. Afinal, de que maneira ela conseguiria compreender que corrupção, desonestidade, egoísmo e ganância são atitudes que podem prejudicar as pessoas ao redor - e por isso devem ser evitadas? Esse tipo de ensinamento se dá melhor por meio do exemplo e das atitudes corriqueiras e cotidianas dos pais, sem a necessidade de "discutir a relação" para determinar o que é certo e errado.

Nesse sábado (21), data em que é comemorado o Dia Mundial da Infância, vale refletir sobre os valores que influenciam a formação dos pequenos e que também impactam a fase adulta. São eles, além de outros fatores, que determinam uma infância plena, segura e feliz. A data, instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude, tem como objetivo celebrar e garantir direitos fundamentais das crianças, para que elas se realizem como pessoas e cidadãs no convívio social.

0 comentários:

Postar um comentário