BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Flip 2016 anuncia programação...


Fonte: http://g1.globo.com/

Irvine Welsh, de 'Trainspotting', e Karl Ove Knausgård são destaques.


Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 29 de junho a 3 de julho



Escritor inglês Irvine Welsh, e foto de 2009 (esquerda) e o escritor norueguês Karl Ove Knausgard, em foto de 2012 (Foto: Ulf Andersen/Aurimages/AFP)Escritor escocês Irvine Welsh, e foto de 2009 (esquerda) e o escritor norueguês Karl Ove Knausgard, em foto de 2012 (Foto: Ulf Andersen/Aurimages/AFP)
A organização da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou  a programação da edição de 2016 do evento, que acontece de 29 de junho a 3 de julho e terá como homenageada a poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983). A curadoria, pelo terceiro ano seguido, é de Paulo Werneck.
Veja, abaixo, a programação completa da Flip 2016.
Os ingressos custam R$ 50, e as vendas começam no dia 3 de junho pelo site da Tickets for Fun e em pontos de venda.
Dentre os destaques que ainda não haviam sido divulgados ao longo dos últimos meses, a principal novidade da Flip 2016 é o norueguês Karl Ove Knausgård.
Clássico contemporâneo e um dos maiores nomes da literatura intercional da atualidade, Karl Ove escreveu a cultuada e polêmica série de livros "Minha luta".
Em seis volumes de inspiração autobiográfica, o escritor reflete muito detalhadamente sua história pessoal. No Brasil, foram publicados até agora três obras da saga, todos pela Companhia das Letras. O quarto livro sai justamente na Flip.
Outro nome divulgado na coletiva desta terça foi o do romancista escocês Irvine Welsh, conhecido pelo best-seller "Trainspotting". O livro foi adaptado para o cinema em filme de mesmo nome lançado em 1996. Estrelado por Ewan McGregor e repleto de polêmicas cenas de drogas e do submundo de Edimburgo, a capital escocesa, o longa é ícone da cultura pop dos anos 1990. 
Drogas e contracultura


Na Tenda dos Autores da Flip, Ivrine Welsh participará da mesa "Na pior em Nova York e Edimbugo" ao lado do agente literário e escritor americano Bill Clegg.

Clegg é autor de "Retrato de um viciado quando jovem", sua estreia literária, sobre sua experiência dependência química.
Mesa 'sexual' e proibida para menores


Assim como na Flip 2015, que introduziu a temática sexual na última mesa da sexta-feira, a edição deste ano investe na "literatura proibida para menores" – e no mesmo dia e horário. O debate desta vez ganhou o nome de "Sexografias" e escalou agora a paulistana Juliana Frank e a jornalista e escritora peruana Gabriela Wiener.

Juliana é autora de "Quenga de plástico" (7Letras), narrado por uma ex-atriz pornô, "Meu coração de pedra-pomes" (Companhia das Letras) e "Uísque e vergonha" (Oito e meio).
Já Gabriela, que ainda não foi publicada no Brasil, gosta de falar sobre o corpo em seus contos, poesias e reportagens. É autora "Nueve lunas", sobre a própria gravidez, e "Sexografias", livro-reportagem com perfis de atores pornô, praticantes de suingue, prostitutas, dentre outros personagens.
A peruana mora em Madri, na Espanha, com o marido, Jaime, e Rocío, namorada de ambos, informa o perfil no site da Flip. A filha de Gabriela e Jaime, Lena, se refere à família como um "tricasal".  



Sarau de abertura, e não show


Uma das mudanças anunciadas na coletiva é que desta vez não haverá o tradicional show de abertura.  "Na edição da poesia, no lugar do show, teremos um sarau", afirmou Mauro Munhoz, diretor-presidente da Associação Casa Azul, responsável pela Flip, na entrevista coletiva desta terça. Já a respeito da programação em 2016, Munhoz falou em "fazer mais com menos".

Svetlana Alexiévitch posa em Minsk, em foto não datada  (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters/Arquivo)Svetlana Alexiévitch posa em Minsk, em foto não datada (Foto: Vasily Fedosenko/Reuters/Arquivo)
Nobel de 2015 é o maior destaque

A principal autora da programação da Flip que já havia sido anunciado era a jornalista bielorrussaSvetlana Aleksiévitch, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015.

Autora de "Vozes de Tchernóbil" (Companhia das Letras), seu primeiro título publicado no Brasil e que acaba de ser lançado, Svetlana Aleksiévitch havia sido a primeira escritora confirmada pela organização.
Outros autores

Também participa do evento a escritora e roteirista Tati Bernardi, que lançou em fevereiro "Depois a louca sou eu" (Companhia das Letras), sobre suas próprias fobias e transtornos. Ela também é autora de "Meu passado me condena", que nasceu como série de TV, virou filme, peça de teatro e livro. Na Flip, Tati debate com o português Ricaro Araújo Pereira numa mesa intitulada "Mixórdia de temáticas", que deve ter pegada humorística.

Outro nome anteriormente anunciado foi o do poeta e jornalista Ramon Nunes Mello, que lança agora em abril o livro de poemas "há um mar no fundo de cada sonho". Ele ainda é autor de "Vinis mofados" e "Poemas tirados de notícias de jornal". No dia 1º de dezembro do ano passado, Dia Internacional da Luta contra Aids, publicou no blog do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) um texto no qual dizia ser soropositivo.
A Flip 2016 também já havia confirmado participação do jornalista Caco Barcellos, criador doProfissão Repórter, da TV Globo, e autor de obras como "Rota 66" e "O abusado". Ele vai dividir a mesa "Os olhos da rua" com o jornalista britânico Misha Glenny, autor de "McMáfia" (Companhia das Letras). Além de participar do encontro na Tenda dos Autores, Caco Barcellos vai dar uma oficina na FlipZona, programação paralela dedicada a adolescentes.
Outras novos nomes escalados para a Flip 2016 são O escritor e ensaísta americano Benjamin Moser, autor de "Clarice", biografia da escritora brasileira Clarice Lispector; Helen Macdonald, escritora britânica que lança no evento "F de falcão" (Intrínseca), sobre como a prática da falcoaria a ajudou a superar o luto pela morte do pai; e Arthur Japin, autor holandês que lança "O homem com asas" (Planeta), no qual escreve sobre Alberto Santos-Dumont e o roubo (literal) de seu coração pelo legista que deveria embalsamá-lo.
Conferência de abertura

Tradicionalmente, a conferência de abertura da Flip é dedicada ao autor ou à autora homenageada de cada edição.

Em 2016, o encontro sobre Ana Cristina Cesar vai reunir o poeta Armando Freitas Filho, um dos melhores amigos de Ana C. e curador da obra da autora, e o cineasta Walter Carvalho, que dirige o documentário "Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície", sobre o próprio Armando Freitas Filho.
Quarta-feira, 29 de junho

Sessão de abertura: "Em Tecnicolor", às 19h

Com Armando Freitas Filho e Walter Carvalho
Sessão do documentário "Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície", de Walter Carvalho, às 19h45
Sarau, às 21h45

Autores selecionados entre todas as programações da Flip

Quinta-feira, 30 de junho

Mesa 1 – "A teus pés", às 10h

Com Annita Costa Malufe, Laura Liuzzi e Marília Garcia
Mesa 2 – "Cidades refletidas", às 12h

Com Francesco Areri e Lúcia Leitão

Mesa 3 – "Os olhos da rua", às 15h

Com Caco Barcellos e Misha Glenny

Mesa 4 – "Histórias naturais", às 17h15

Com Álvaro Enrique e Marcílio França Castro

Mesa 5 – Matéria cinzenta, às 19h30

Com Henry Marsh e Suzana Herculano-Houzel

Mesa 6 – "Na pior em Nova York e Edimburgo", às 21h30

Com Bill Clegg e Irvine Welsh

Sexta-feira, 1º de julho

Mesa 7 – "Breviário do Brasil", às 10h

Com Benjamin Moser e Kenneth Maxwell
Mesa 8 – "A história da minha morte", às 12h

Com J.P. Cuenca e Valeria Luiselli

Mesa 9 – "O show do eu", às 15h

Com Cristian Dunker e Paula Sibilia

Mesa 10 – Encontro com Karl Ove Knausgård, às 17h15
Mesa 11 – "Moxórdia de temáticas", às 19h30

Com Ricardo Araújo Pereira e Tati Bernardi

Mesa 12 – "Sexografias", às 21h30

Com Gabriela Wiener e Juliana Frank

Sábado, 2 de julho

Mesa 13 – Encontro com Leonardo Fróes, às 10h

Mesa 14 – "De Clarice a Ana C", às 12h

Com Benjamin Moser e Heloisa Buarque de Hollanda

Mesa 15 – Encontro da arte com a ciência, às 15h

Com Arthur Japin e Guto Lacaz


Mesa 16 – Encontro Svetlana Aleksiévitch, às 17h45

Mesa 17 – "O falcão e a fênix", às 19h30

Com Helen Macdonald e Maria Esther Maciel

Mesa 18 – "O palco é a página", às 21h30

Com Kate Tempest e Ramon Nunes Mello

Domingo, 3 de julho

Mesa 19 – "Síria mon amour", às 10h

Com Abud Said e Patrícia Campos Mello
Mesa 20 – Mesa 21 – "Sessão de encerramento: Luvas de pelica", às 14h

Com Sérgio Alcides e Vilma Arêas

Mesa 21 – Livro de cabeceira, às 16h

Autores convidados leem trechos de seus livros favoritos

Ingressos

Os ingressos da programação principal custam R$ 50. As vendas começam em 3 de junho, a partir das 12h, e vão até 28 de junho – pela internet, por telefone e nos pontos de venda da Tickets For Fun.


De 29 de junho em diante, será possível comprar apenas na bilheteria da Flip, em Paraty.

Para cada mesa, há limite de dois ingressos por pessoa. Para comprar, é possível acessar ticketsforfun.com.br,  telefonar para (11) 3576 1480 (segunda a sexta, das 11h às 17h) ou ir aos pontos de venda (sem taxa de conveniência)

A escritora e roteirista Tati Bernardi, uma das confirmadas para a Flip 2016 (Foto: Renato Parada/Divulgação)A escritora e roteirista Tati Bernardi, uma das confirmadas para a Flip 2016 (Foto: Renato Parada/Divulgação)
2010 - O norte-americano Benjamin Moser é autor de 'Clarice'. (Foto: Divulgação)O escritor e ensaísta Benjamin Moser (Foto: Divulgação)
O cineasta João Moreira Sales e o poeta Armando Freitas Filho participam do velório do cineasta e documentarista Eduardo Coutinho, no Rio de Janeiro (Foto: Bruno Poppe/Frame/Estadão Conteúdo)O cineasta João Moreira Sales e o poeta Armando Freitas Filho participam do velório do cineasta e documentarista Eduardo Coutinho, no Rio (Foto: Bruno Poppe/Frame/Estadão Conteúdo)

0 comentários:

Postar um comentário