Escola Municipal de Cabo Frio homenageia o poeta Vinícius de Moraes
A aluna Ana Cecília está produzindo poesias e Emanuelle Neves escrevendo um romance com o título Amor de Adolescente. Emanuelle explica que já tinha começado a escrever, mas a inspiração veio mesmo com o projeto de Vinícius. “Agora estou concluindo o 16º capítulo e pretendo publicar em breve”.
As músicas de Vinícius de Moraes embalaram todo o evento e os alunos elegeram a Rosa de Hiroshima como a mais emocionante e Aquarelacomo a mais bonita. “Ao escutarmos e compreendermos a música Rosa de Hiroshima, nós nos colocávamos no lugar daquelas pessoas e nos sensibilizamos bastante. Mas a Aquarela é que animava todo mundo!”, confessa a aluna Julia Magalhães.
No final da exposição os visitantes entravam na interatividade. Os alunos elaboraram diversos jogos e brincadeiras sobre o tema. O coordenador de música da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, professor Márcio Augusto, também prestigiou o evento e participou das diversas brincadeiras. “A escola realmente vivenciou a obra de Vinícius de Moraes, conhecendo a história e o trabalho do artista. Uma ótima oportunidade que a escola encontrou para tratar de temas transversais que são competências do currículo escolar”, diz. O professor Márcio Augusto destaca ainda que a utilização de temas ligados à música e seus autores enriquece o aprendizado e exercita a sensibilidade do aluno.
Já a professora Jane ressalta a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas. Ela afirma que um bom projeto tem que envolver alunos, funcionários e comunidade para aprimorar o Ensino e a integração de todos. “Um bom projeto tem o poder de transforma a todos de forma positiva”, destaca.
Fonte: Anneliese Lobo/PMCF
Os alunos do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental montaram uma exposição em formato de labirinto na biblioteca da escola contando toda a história da vida e obra do cantor e compositor brasileiro. Os próprios alunos conduziam os visitantes na viagem ao universo de Vinícius de Moraes. Eles recitavam poemas e cantavam as canções do poeta que marcaram gerações. “Foi muito gratificante e nós aprendemos muitas coisas com ele. Não foi somente a história dele que nos comoveu, mas a delicadeza e o romantismo com que ele enxergava o mundo. Foi inspirador realizar esse trabalho”, contava a aluna Sara Martins.
Todo o projeto foi pesquisado e elaborado nas aulas da Sala de Leitura, mediado pela professora de Língua Portuguesa Jane de Souza. Jane conta que a empolgação dos alunos foi primordial para o sucesso do trabalho. “Eles se envolveram tanto que alguns alunos estão escrevendo paródias, músicas, poesias e romances. Alguns alunos, inclusive, desejam publicar o material e eu confio muito nessa garotada”, fala orgulhosa.
Todo o projeto foi pesquisado e elaborado nas aulas da Sala de Leitura, mediado pela professora de Língua Portuguesa Jane de Souza. Jane conta que a empolgação dos alunos foi primordial para o sucesso do trabalho. “Eles se envolveram tanto que alguns alunos estão escrevendo paródias, músicas, poesias e romances. Alguns alunos, inclusive, desejam publicar o material e eu confio muito nessa garotada”, fala orgulhosa.
A aluna Ana Cecília está produzindo poesias e Emanuelle Neves escrevendo um romance com o título Amor de Adolescente. Emanuelle explica que já tinha começado a escrever, mas a inspiração veio mesmo com o projeto de Vinícius. “Agora estou concluindo o 16º capítulo e pretendo publicar em breve”.
As músicas de Vinícius de Moraes embalaram todo o evento e os alunos elegeram a Rosa de Hiroshima como a mais emocionante e Aquarelacomo a mais bonita. “Ao escutarmos e compreendermos a música Rosa de Hiroshima, nós nos colocávamos no lugar daquelas pessoas e nos sensibilizamos bastante. Mas a Aquarela é que animava todo mundo!”, confessa a aluna Julia Magalhães.
No final da exposição os visitantes entravam na interatividade. Os alunos elaboraram diversos jogos e brincadeiras sobre o tema. O coordenador de música da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, professor Márcio Augusto, também prestigiou o evento e participou das diversas brincadeiras. “A escola realmente vivenciou a obra de Vinícius de Moraes, conhecendo a história e o trabalho do artista. Uma ótima oportunidade que a escola encontrou para tratar de temas transversais que são competências do currículo escolar”, diz. O professor Márcio Augusto destaca ainda que a utilização de temas ligados à música e seus autores enriquece o aprendizado e exercita a sensibilidade do aluno.
Já a professora Jane ressalta a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas. Ela afirma que um bom projeto tem que envolver alunos, funcionários e comunidade para aprimorar o Ensino e a integração de todos. “Um bom projeto tem o poder de transforma a todos de forma positiva”, destaca.
Fonte: Anneliese Lobo/PMCF
0 comentários:
Postar um comentário