Dia do Flamenguista - 28 de Outubro...
O Dia do Flamenguista é comemorado anualmente em 28 de outubro, no Brasil.
A torcida do Flamengo, time carioca de futebol, é uma das mais fortes e organizadas. A representação do Flamengo no Rio de Janeiro é tão presente que a torcida flamenguista foi tombada como um Bem Cultural da Capital Carioca, ganhando o prêmio "Torcida de Ouro" do Campeonato Brasileiro de 2007, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF.
Origem do Dia do Flamenguista
O Dia do Flamenguista é comemorado em 28 de Outubro por ser este o dia do padroeiro do time, São Judas Tadeus, conhecido por ser o "santo das causas impossíveis".
Todos os anos, o time faz uma missa na capela da São Judas Tadeus, na sede do Flamengo no Rio de Janeiro, com a presença de todos os jogadores, torcedores e dirigentes do time.
O "Dia do Torcedor Flamenguista" foi instituido pelo Decreto de Lei nº 4679, de 15 de Outubro de 2007, pelo prefeito César Maia, com base na proposta do vereador Jorge Mauro.
A data já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
De algum modo, por alguma razão que não cabe pesquisa (embora quase todos saibam), escolheram o dia 28 de outubro como Dia do Flamenguista. Eu discordo da escolha da data. Pelo menos pra mim, todo dia é dia de Flamengo e, naturalmente, pra quem vive, sente e carrega esse amor todo dia é, por consequência, dia do Flamenguista.
Mais do que isso! Se todo dia é dia do Flamengo, todo dia é dia do Flamenguista. Afinal, nós somos o Flamengo. Só que mesmo assim, resolvi vir aqui, trocar algumas palavras com vocês.
Hoje é o dia daqueles que entendem que o futebol é jogado em campo, mas que não perdem a confiança na vitória. É o dia de todos aqueles que tem a certeza da própria força e a noção da beleza e da grandeza que carregam. É dia de todos aqueles que sabem que não somos apenas diferentes, somos melhores. Sim, melhores sem medo, porque é difícil ser humilde sendo Flamengo.
Hoje é dia de agradecer e parabenizar aos nossos irmãos de pele, coração e alma rubro-negras. Agradecer pelas festas épicas que foram feitas e lembradas. Agradecer pelas lágrimas derramadas, pelos quilômetros percorridos, pelos gritos de incentivo e pelos gols marcados. É dia de agradecer alguns pontos e tantos títulos conquistados.
Sim, nós conquistamos vários títulos. Sem jogadores, sem a confiança do resto do mundo, quase sem nada. Eram nós, nossas vozes e nossas rezas ali ao lado do gramado. Em campo, apenas o manto… Ah, e só nós sabemos quantos gols fizemos, quantos títulos levamos e quantas fomos o craque da partida. Quantas vezes deixamos que o imponderável fosse considerado o responsável por um resultado quando já sabíamos toda a verdade.
O apoio incondicional, a raça, o amor e a paixão são nossa marca, são nossa vida, são o nosso Flamengo. Mesmo com nossas festas e nossas glórias, nosso amor também sempre se fez presente. Nunca desistimos, nunca abandonamos o Flamengo. Mesmo em nossos momentos de maior mudez, seguimos carregando e seguindo nossas cores a todo lado.
Hoje o dia é seu, hoje o dia é nosso, hoje o dia é dessa Nação! Hoje, como em todos os outros dias, é dia de Flamengo! Vamos sorrir aquele sorriso levemente prepotente que temos… Amor correspondido é bom demais, vocês sabem! Vamos vestir nossos Mantos e pintar o mundo de vermelho e preto.
Flamengo hoje, Flamengo amanhã, Flamengo SEMPRE.
0 comentários:
Postar um comentário