Comemorações do Dia Nacional do Samba serão neste DOMINGO...
O samba tem raízes na ancestralidade e matrizes culturais africanas no Brasil - Foto: Reprodução/Agência Brasil
Comemorado em todo o País, o Dia do Samba, celebrado neste domingo (2), é homenageado por estudiosos e artistas. A data foi criada pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa e sancionada pelo então prefeito de Salvador, Virgildásio Senna, no ano de 1963. A ideia foi homenagear a primeira visita a Salvador do compositor mineiro Ary Barroso, em 1940.
Ary era querido da população local por conta da canção Na Baixa do Sapateiro, que cita o famoso bairro da capital baiana. Gravada em 1938 por Carmen Miranda, a música alcançou sucesso internacional. Inicialmente restrita a Salvador, com o passar dos anos, a data passou a ser comemorada em todo o Brasil.
Celebrações
O Museu do Samba, no Rio de Janeiro, celebra a data com programação especial até 9 de dezembro. Neste domingo (2), a instituição terá um estande na FLISAMBA 2018 - Festa Literária do Samba e Resistência Cultural, no Clube Renascença, evento que reúne samba, literatura, gastronomia e cinema. O Museu de Arte do Rio está com a exposição O Rio do Samba: resistência e reinvenção em cartaz.
Já em Salvador, várias são as comemorações, que vão desde a Caminhada do Samba, com blocos e trios elétricos, a shows em diversos pontos da cidade, como o Centro Histórico e Rio Vermelho.
Ancestralidade
Com raízes na ancestralidade e matrizes culturais africanas no Brasil, a origem do samba veio nos batuques, que eram também uma espécie de comunicação ritual e religiosa. Em meados do século XIX, os batuques começam a se misturar com outros ritmos famosos à época e, aos poucos, foram se delineando os aspectos do samba.
No início do século XX, o samba já estava presente em diversos estados como Bahia e Minas Gerais. O gênero musical também foi se firmando, dominante em subúrbios e morros do Rio de Janeiro. Em 27 de novembro de 1916, o sambista Donga – Joaquim Maria dos Santos (1890-1974) – registrou a música "Pelo telefone", conhecida como o primeiro samba registrado em gravadoras. A partir da década de 1930, o samba foi se tornando a música nacional, uma das principais expressões culturais do País.
02 de Dezembro - Dia do Samba
O Dia do Samba é uma homenagem a Ary Barroso, Sambista com vários sucessos como "Na Baixa do sapateiro", mas curioso é que quem instituiu a data foi um verdadeiro baiano, celebrando a data em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez. Desde entao os dois estados Bahia e Rio de Janeiro celebram a data, em geral com Shows e Festividades com nome importante da música acontecem em ambas as cidades.
No Dia Nacional do Samba, preparamos um roteiro para quem quer requebrar o quadril
10. Pedra do Sal
Reduto histórico do samba, o local ao pé do Morro da Conceição recebe uma prestigiada roda de samba. Endereço: Largo João da Baiana s/nº, Saúde. Sex e seg, às 19h. Grátis.
0 comentários:
Postar um comentário