BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

domingo, 14 de agosto de 2011

Patrimônio - Reconhece este prédio?

*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR

Sabe onde fica? conhece a sua história?

Se você sabe, participe do projeto "Gente que conhece o Patrimònio", e envie um email para patrimoniodagente@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. respondendo as seguintes perguntas:

Este Patrimônio é:
Este Patrimônio precisa de:
Meu nome:
Meu Município:

Idealizado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o projeto "Gente que conhece o Patrimônio" faz parte da programação da ISemana Fluminese do Patrimônio, que acontece de 13 a 21 de Agosto em todo o Estado do Rio de Janeiro. De14 a 17 de agosto estão sendo publicadas fotos que retratam fragmenos de bens culturais da região. O desafio do leitor é, sem o auxilio de qualquer legenda, identificar qual o bem cultural encontra-se retratado na fotografia e encaminhar resposta para o email patrimoniodagente@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Os três (03) primeiros acertadores de cada dia receberão como premiação publicações do Iphan, que tratam do tema do patrimônio histórico nacional.
Para dificultar a missão do leitor e instigar a descoberta de novos olhares sobre o acervo de patrimônio da região, estão sendo enfocados apenas bens não tombados. Segundo Ivo Barreto, chefe do Escritório Técnico do Iphan/Região dos Lagos, o intuito é de reforçar que a missão de patrimônio é conferir identidade à sociedade, seja nacionalmente ou em abrangência local, simplesmente pelo fato de sua representatividade para a memória de um grupo.
Ao final, será publicada a lista com os nomes dos acertadores, suas sugestões para a conservação dos bens retratados e as fotografias inteiras de cada bem cultural identificado.
O conjunto de sugestões para ações de preservação, contidas nos emails de resposta à enquete fotográfica, serão reunidas em um documento e levadas pelo Iphan para cada um dos municípios detentores dos bens, no intuito de utilizá-las como diretrizes para ações futuras de preservação.

0 comentários:

Postar um comentário