BLOG CARLOS RIBEIRO ARTES

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

São Pedro da Aldeia - Obra de restauração da estação ferroviária será inaugurada nesta quarta feira



*CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM PARA AMPLIAR
Foto: Claudia Meyre


Graças à conclusão da 1ª fase das obras de restauração da Estação Ferroviária de São Pedro da Aldeia, agora é possível avistar uma parada de trens igual ao passado, cujo cenário será incorporado à paisagem bucólica da cidade. O aspecto original da estação, que por anos foi parada obrigatória dos trens que circulavam pela estrada de ferro de Maricá a estação de São Pedro da Aldeia, recebeu atenção especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O instituto decidiu restaurar o espaço e transformá-lo no seu escritório na Região dos Lagos. A cerimônia de inauguração da sede do Iphan na região e a abertura do patrimônio para o público será nesta quarta-feira (12) às 16h, na Rua Teixeira Brandão 87, no Bairro Estação.

Autor do projeto de restauração, o arquiteto Ivo Barreto, que também é o chefe do escritório, revela que a antiga estação foi fundada em 1937 para ajudar no escoamento de produtos locais, principalmente o sal e na década de 60, ela foi desativada. A estação aldeense vai abrigar um centro de memória ferroviária de São Pedro da Aldeia, que mostrará a importância da rede na região.

Foto: Claudia Meyre

As mudanças têm por objetivo centralizar as informações e permitir o acesso popular à história da ferrovia, além de tornar o ponto em nova atração turística.
Foto: Claudia Meyre

“A estação teve diversos usos ao longo do tempo e agora chegou às mãos do IPHAN. A arquitetura, por exemplo, é uma mistura causada pelas sucessivas reformas sem critérios. No entanto, a estação ainda tem uma certa unidade que vamos manter”, disse o arquiteto.

Foto: Claudia Meyre

A falta de conservação e o desgaste do antigo prédio levaram os funcionários da obra a refazer toda a marquise, pois a estrutura, que estava comprometida, corria o risco de desabar. Agora, os letreiros, que haviam se apagado com a ação do tempo, ganharam destaque com as informações.
Moradores, turistas, escolas, pesquisadores terão acesso ao acervo histórico da estação, que conta fatos das ferrovias no país e sua importância para o desenvolvimento. O objetivo é fazer com que a região viva e possa saber mais sobre a chegada do progresso econômico na Região dos Lagos.

Matéria de Rosana Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário